Jovens-estudantes do ensino médio e o uso do smartphone no mundo escolar público: práticas astuciosas, causações e tensões
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7527Resumen
Este artigo apoia-se em resultados de pesquisa realizada em Programa de Pós-graduação em Educação, desenvolvida com jovens-estudantes de ensino médio de uma escola pública do interior paulista entre 2019 e 2022. Seu principal objetivo foi apreender e interpretar como a utilização do smatphone, uma mediação cultural, por jovens-estudantes ocorria nas interações e relações que eles estabeleciam com os pares e os seus docentes–adultos no interior do mundo escolar e fora dele. De abordagem qualitativa, nas atividades de campo usou-se o levantamento bibliográfico, a observação, o registro em caderno de campo e a realização de grupos de discussão com trinta e oito (38) estudantes: dezesseis (16) do 1º ano, vinte e dois (22) do 3º ano, posicionados naquela etapa da escolarização básica. Neste texto, serão destacadas e analisadas as práticas astuciosas, as causações e as tensões que os jovens-estudantes conformaram em diferentes espaços-tempos do mundo escolar em que eles construíam interações sociais mediante o acesso e uso do smartphone.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).