Características socioculturais de estudantes universitários no interior do Amazonas e suas relações com a educação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1462Resumo
O presente estudo envolveu 47 estudantes matriculados em disciplinas da Educação em Ciências pertencentes a dois municípios do interior do Amazonas, envolvendo um curso de licenciatura regular e dois cursos de Pedagogia ligados ao PARFOR. O contexto onde estão inseridos estesestudantes é o de baixos a médios índices de desenvolvimento humano, famílias de baixa renda e altos índices de analfabetismo. Os participantes da pesquisa possuem um perfil próximo do “novo” estudante universitário brasileiro, de família externa à cultura acadêmica, com pouca prática de leiturae escrita e filhos de trabalhadores. O acesso que possuem a bens culturais restringe-se aos produtos da “indústria cultural”, mas diferenças significativas foram observadas entre estudantes do curso regular quando comparados aos do PARFOR, já que os primeiros, sendo exclusivamente estudantes, possuem tempo livre para efetuar leituras e outras atividades acadêmicas, diferentemente dos segundos, que não possuem tal disponibilidade. Tal diferença não produziu desempenhos distintos entre os cursos, tendo ambos apresentado deficiências na produção escrita, tanto estruturais quanto ligadas ao conteúdo científico. Sugere-se, neste contexto, a produção de atividades que levem em conta esta realidade e que contribuam para alterar este quadro, possibilitando o desenvolvimento paulatino da autonomia intelectual entre os estudantes, capacitando-os a realizar leituras mais frequentes e críticas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).