Agentes/atores envolvidos na institucionalização de políticas públicas de educação ambiental no Brasil e a necessidade do diálogo entre eles
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1686Resumo
Buscando panoramas gerais sobre pesquisas em educação ambiental, o presente estudo investigou agentes/atores envolvidos nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas federais de educação ambiental no Brasil. Foram encontrados diferentes agentes/ atores, divididos em duas categorias: governamentais e não-governamentais. Na primeira, estão presidentes, ministros, deputados federais, ministérios e secretarias de educação. Já na segunda, encontram-se comissões, conselhos e comitês da sociedade civil (incluindo movimentos sociais e organizações não- governamentais), educadores e corporações econômicas. Conclui-se que é necessário um maior diálogo entre os agentes/ atores envolvidos em cada uma das etapas para que as políticas elaboradas façam sentido ao serem implementadas em diferentes espaços educativos. Considera-se, também, que é necessário que a sociedade civil e os educadores sejam mais convidados a construir as políticas públicas educacionais, de maneira mais participativa, dialógica e democrática.
Palavras-chave: Educação ambiental; Políticas públicas; Agentes/atores.
ABSTRACT: Seeking overviews on research in environmental education, this study investigated agents/ actors involved in elaboration and implementation processes of federal public policies for environmental education in Brazil. Was found different agents/ actors, organized in two categories: governmental and non-governmental. In the first, are presidents, ministers, deputies, ministries and departments of education. In the second, can be found commissions, councils and committees of civil society (including social movements and non-governmental organizations), educators and economic corporations. We conclude its necessary for more dialogue between the agents/ actors involved in each step, to the elaborate public policies that can make sense when they are implemented in different educational spaces. It is considered, also, that is necessary than civil society and educators are more invited to build educational public policies, making this by a participative, dialogical and more democratic way.
Keywords: Environmental education; Public policies; Agents/actors.
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