Tessituras na implantação da licenciatura em educação do campo na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão / Tessitures in the implantation of the licensee in education...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1696Resumo
A Licenciatura em Educação do Campo é um avanço essencial para a consolidação de um projeto emancipatória para o desenvolvimento do campo. Assim, a Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, instituiu em 2013 essa licenciatura, presencial e em regime de alternância, tendo como princípio a formação de professores capazes de contribuir para a transformação social, e teve sua primeira turma no primeiro semestre de 2014. Logo esse estudo objetiva explorar a trajetória de implantação dessa licenciatura, através de um Estudo de Caso Educacional de caráter exploratório e descritivo. Nota-se uma pluralidade de perfis que constitui o grupo de universitários que ingressam nessa licenciatura, os quais trazem histórias de vida em torno do ingresso no Ensino Superior. Quanto aos docentes, onze ministram aulas no curso, e resultados indicam a carência na formação dos sujeitos que envolveram a Educação do Campo como ponto central, constatando que há falta de docente que dedicaram sua formação acadêmica para essa temática. A interdisciplinaridade é a consolidação de uma relação de reciprocidade entre as disciplinas, admita-se a incapacidade de se compreender os aspectos que envolvem o campo a partir de uma única óptica isolada, fazendo assim um movimento de diálogo e construção de pontes de encontro entre os diversos saberes. A Universidade vem se abrindo para dar acesso ao Ensino Superior à diversos outros sujeitos excluídos historicamente, dando possibilidade de as pessoas realizarem seus projetos de vida, mas além disso, cumprindo o seu dever como Estado, pois o acesso à educação é um direito de todos.
Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de Professores; Universidade.
ABSTRACT: A degree in field education is an essential advance for the consolidation of an emancipatory project for the development of the field. Thus, the Federal University of Goiás, Catalan Regional, instituted in 2013 this course degree, face-to-face and under alternating, having as principle the training teacher which is capable of contributing to social change. The first class entered in the first half of 2014. Therefore, this study aims to explore the path of deployment of this degree, through an educational case study character exploratory and descriptive. It has noted a plurality of profiles that constitutes the group of students who has joined in this degree, which bring life stories around the university. As for teachers, eleven give classes in the course, and results indicate a lack of training in subjects that involved the Rural Education as the focal point, noting that there is lack of teacher who dedicated his academic background to this issue. The interdisciplinarity is the consolidation of a relationship of reciprocity between disciplines, admit to an inability to understand the aspects involved in the field from a single optical isolated, thus making a dialogue movement and building against bridges between diverse knowledge. The university currently has opening to give greater access many other excluded subject historically, giving possibility of people realize their big dreams, but additionally fulfilling his duty as a state because access to education is a right for all.
Keywords: Field education; Teacher training; University.
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