Gente que veio da terra: experiências educativas vivenciadas na infância de roça por assentados da reforma agrária de São Carlos (SP) / People who came from the land: educational experiences of rural childhood...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2767Resumo
Neste artigo, pretendemos discutir a educação enquanto fenômeno ontológico, a partir de uma investigação realizada acerca das ações econômicas e dos processos educativos por elas engendrados no contexto histórico das trajetórias de vida de agricultores e agricultoras do Assentamento Santa Helena, situado no meio rural de São Carlos, município do interior do estado de São Paulo. Para tanto, fundamentamos o eixo analítico de nossa perspectiva de produção de conhecimento a partir das categorias “práticas sociais” e “processos educativos”, entendendo que as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos se constituem enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social, a qual, portanto, se conserva permanentemente em transformação. Por meio da fenomenologia, partimos da análise dos acontecimentos descritos pelos (as) agricultores (as) durante as entrevistas realizadas em trabalho de campo, de forma a contemplar a integralidade entre uma possível gnosiologia das relações econômicas e os diversos elementos educativos a ela relacionados, os quais se mostraram presentes no seio de suas trajetórias de vida e que, em nossa compreensão, integram um todo encarnado em suas formas de ser e de agir no presente.
Palavras-chave: Processos Educativos; Ação Econômica; Assentamentos da Reforma Agrária; Educação Camponesa.
ABSTRACT: In this article, we intend to discuss education as an ontological phenomenon. The discussion is based on an investigation carried out on the economic actions and educational processes that they engendered in the historical context of the life trajectories of farmers in the Santa Helena Settlement in São Carlos, a municipality in the interior of the state of São Paulo. In order to do so, we base the analytical axis of our perspective on knowledge production from the categories “social practices” and “educational processes”, considering that the social practices lived daily by human beings constitute an essentially inter-subjective praxis, generating educational processes that are projected in time-space from problematic gnosiological situations from social reality, which is kept in constant transformation. Through phenomenology, we start with an analysis of events described by farmers during interviews conducted during fieldwork, in order to contemplate the integrality between a possible gnosiology of economic relations and the various educational elements related to it, which have been present in the midst of their life trajectories and which, in our understanding, integrate a whole embodied in their ways of being and acting in the present.
Keywords: Educational Processes; Economic Action; Settlements of Agrarian Reform; Peasant Education.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).