O ensino de estatística e a educação para a diversidade: uma experiência de formação de professores em Angola / Statistical education and education for diversity...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3867Resumo
O artigo contempla uma discussão sobre algumas perspectivas de trabalho, destinado à formação de professores de matemática, que visam associar a prática do ensino de estatístico à promoção do ideal de educação para a diversidade. Não se pretende oferecer uma metodologia estruturada, mas apontar e debater possibilidades, no sentido de estimular construções metodológicas diversas por parte dos próprios professores. No desenvolvimento do texto, procede-se com uma imersão nos estudos sobre os aspectos sociais e cognitivos relacionados ao ensino de estatística, traçando paralelos com estudos sobre diversidade cultural na educação. Finaliza-se com a explanação de uma experiência de formação oferecida a alunos dos cursos de licenciatura de uma universidade da província do Cuanza Sul, em Angola.
Palavras-chave: Ensino de estatística; Educação e diversidade.
ABSTRACT: The article approaches a discussion about some work guidelines, driven to the mathematics teachers training, which aim to associate the practice of statistic teaching to the promotion of the ideal of education for diversity. There is no intention to offer a structured methodology, but to point out and discuss possibilities, in order to stimulate diverse methodological constructions by the teachers themselves. In the development of the article, there is an immersion in the studies about the social and cognitive aspects related to the teaching of statistics, building parallels with studies on cultural diversity in education. It ends with an explanation of a training experience offered to undergraduate students from a university in the province of Cuanza Sul, Angola.
Keywords: Statistical education; Education and diversity.
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