A iniciação da escrita acadêmica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4846Resumo
Este artigo apresenta uma análise do percurso de iniciação à escrita de projeto de pesquisa por alunos iniciantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública. O foco das análises não recaí sobre os procedimentos metodológicos atinentes ao ensinar a escrever na universidade, mas sobre a escrita e sobre o modo como o aluno se relaciona com a escrita acadêmica ao iniciar a graduação. Os dados resultaram de um trabalho de ensino da escrita, desenvolvido em um semestre, ancorado na concepção de que o aprendizado da escrita envolve escrever e reescrever, em que 05 grupos de alunos produziram coletivamente projetos de pesquisa na disciplina “Estudos e Desenvolvimento de Projetos (EDP I). Versões das introduções e desenvolvimento da metodologia de quatro destes projetos são analisadas, focando questões relacionadas à escrita do desenvolvimento do tema, uso de senso comum como argumentos, desenvolvimento da clareza e coerência textual e a relação com a palavra do outro, especialmente o plágio. Os resultados mostram que os alunos apresentam pouca familiaridade com as formas de escrita típica dos gêneros acadêmicos, como projetos e artigos, e sobre o que é fazer uma pesquisa; principalmente, apresentam falta de familiaridade com os percursos necessários à construção de um gênero acadêmico como o projeto de pesquisa. No entanto, com as oportunidades promovidas pela disciplina, foi possível perceber o progresso de alguns grupos que passaram a apresentar fundamentação teórica mais consistente, no que diz respeito a qualidade e relevância das fontes citadas e melhora quanto a clareza e organização lógica da redação do projeto final. O pensar e produzir a escrita orquestrada a partir da reescrita foi uma oportunidade de auto diagnóstico dos alunos sobre as potencialidades e fragilidades nesse campo de escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).