Educação popular de base comunitária e pedagogia do comum: memória, trajetória e desafios
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i3.4915Resumo
O artigo é parte de um projeto do autor que, ao lado de educadores e educadoras da América Latina e do Caribe, pretende recuperar a memória da educação popular e seus critérios de análise acerca da trajetória como educadores e educadoras dos núcleos problemáticos do itinerário histórico-pedagógico dos organizadores de educação popular de base comunitária. A partir dessa perspectiva textual-biográfica são retomados, conforme os critérios do autor, os novos signos que ressignificam a educação popular em uma pedagogia do comum.
Palavras-chave: Educação popular; Educação comunitária; Pedagogias; Biograficidade.
ABSTRACT: This article is part of the author's project that together with educators from Latin America and the Caribbean intend to recover their memory about popular educacion and their analysis criteria about their trajectory as educators, and the problematic knots of the historical-pedagogical itinerary of community-based popular education organizations. According to the author's criteria, from this biographical perspective the new signs re-signify popular education as a pedagogy of the common.
Keywords: Popular education; Communitarian education; Pedagogies; Biograficity.
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