Tomadas de posição em textos de graduandos da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5980Resumo
Nossa pesquisa surgiu do questionamento: “de que forma os alunos demonstram tomadas de posição em seus textos ao serem confrontados com artigos de opinião e os discursos que os perpassam?”. A partir dessa pergunta, elaboramos como objetivo geral analisar como graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de cursos das áreas de exatas, saúde e humanas tomam posição frente ao texto trabalhado em sala, isto é, como eles realizam processos de identificação ou contra-identificação. A pesquisa filia-se à Análise do Discurso de linha francesa, conforme postulada por Pêcheux (2014), e parte de uma abordagem qualitativa, seguindo o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Analisamos as respostas às questões e a produção das resenhas críticas propostas por nós a partir do texto “Poder e ética na pesquisa social” (DEBERT, 2003) por meio de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Letras da UFRN. Como recorte metodológico para este trabalho, selecionamos o percurso de um aluno das coletas, isto é, analisamos suas respostas às questões e sua construção da resenha crítica a fim de compreendermos o caminho percorrido pelo aluno e como as tomadas de posição foram desenvolvidas. Em nossas análises, percebemos que há uma tendência de reproduzir o texto-fonte, marcada por paráfrases de sinonímia e até cópias do texto-fonte. Em relação às tomadas de posição frente aos discursos do texto-fonte, os alunos demonstraram se identificar com discursos que priorizam os direitos e interesses dos sujeitos de pesquisa, mas essa identificação não é plena.
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