Convergência entre escrita e imagem no registro escrito do estágio supervisionado no curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5991Resumo
Este artigo visa analisar a convergência entre a imagem e o registro escrito feito pelo aluno-pesquisador (estagiário) durante o estágio supervisionado do curso de Letras. Para verificar como esses escritos podem se transformar em imagens, contaremos com os contos “A aventura de um fotógrafo” e “A aventura de um míope”, da obra “Os amores difíceis” (CALVINO, 1992). Tendo em vista que a escrita de Calvino parte da imagem, podemos pensar que os registros feitos ao longo do estágio supervisionado também partem de uma série de imagens. É importante este estudo, pois geralmente encontramos trabalhos sobre estágio a partir de perspectivas procedimentais, para esse estudo, partiremos das premissas dos contos de Calvino, que é um autor no sentido strictu do termo, que o aluno-pesquisador, no sentido da autoria, ocupa a mesma posição partindo das imagens coletadas em sala de aula. O problema sabido ao longo do estágio é a dificuldade em se trazer por escrito o que é observado e ser dada a devida importância ao processo de coleta e registro de sala de aula. Além do mais, as inúmeras possibilidades proporcionadas sobre o que é vivenciado em sala de aula, extrapolando muitas vezes áreas diferentes da formação do estudante, desde que este esteja disposto a ver. Observaremos como essas ações vivenciadas podem ser vistas imageticamente, decalcando os registros escritos em fotografias da sala de aula; para isso, contaremos com as ideias de Blikstein (2018) e Cortázar (1974), refletindo sobre a técnica de escritura elaborada pelo aluno-pesquisador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).