Ensino de Química e educação popular: o que concebem discentes em processo de formação inicial?
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6117Resumo
Este estudo visa reconhecer as concepções de discentes em processo de formação inicial em licenciatura em Química acerca da Educação Popular. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se de um instrumento formulário online, com objetivo de coletar concepções dos/as mesmos/as acerca da temática da Educação Popular. Estas respostas foram analisadas através de Análise de Conteúdo, contribuindo para a elaboração dos seguintes resultados: a necessidade dessa temática ser, cada vez mais, cenário de estudos, reflexões e pesquisas no âmbito da formação inicial docente, ultrapassando seu caráter de abordagem segmentarizada em disciplinas do currículo; a necessidade da Educação Escolar em Química cultivar espaços de aprendizagem que fluam para além da memorização de conhecimentos cientificamente elaborados, ao contrário, que se aproximem das práticas e saberes experimentados na vida e diante dela. Os achados corroboram com a premissa de que a Educação Popular necessita de um debruçar, cada vez mais interessado, no que tange aos estudos e pesquisas envolvendo discentes em processo de formação inicial nos espaços universitários. É crucial a cocriação de habitações potentes e atentas aos fluxos das coisas na formação inicial docente, para além das estruturas dualistas, principalmente no que tange às comunicações e ressonâncias entre conhecimentos populares e escolares, elos indispensáveis quando o foco são criações infinitas que florescem nas práticas educacionais contemporâneas.
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