Repensando a ética profissional dos economistas brasileiros à luz da pedagogia freireana
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7060Resumo
O estudo explora a relação entre o Código de Ética Profissional dos Economistas e as contribuições de Paulo Freire em torno de aspectos da Deontologia, é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. Adota-se uma abordagem metodológica que inclui a análise de textos clássicos de Freire e, com base em uma pesquisa bibliográfica e irradia algumas análises interpretativas e problematizadoras nesse âmbito. Os resultados focalizam os desafios éticos enfrentados pelos economistas brasileiros, oferecendo insights para a construção de um diálogo formativo que sustentam as competências, habilidades e atitudes dessa atuação profissional. Conclui-se que no Brasil, o Código de Ética Profissional do Economista desempenha um papel crucial na manutenção de princípios éticos globais, enquanto o avanço da Ciência de Dados e as tecnologias que cerceiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constituem um fator fulcral para o desenvolvimento da profissão, para a promoção da responsabilidade social e o estímulo ao pensamento crítico e científico, em resposta às transformações da agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas nas duas últimas décadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).