Entre a identidade e a transformação socioeducativa: o teatro e a extensão com o projeto Arteatro no bairro Coroadinho em São Luís (MA)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7496Resumo
O presente artigo tem por objetivo responder a questão: Por que as práticas teatrais no Coroadinho são escassas? E como podemos contribuir para mudar essa escassez? Portanto, busca-se circunscrever a atuação do teatro-educador-comunitário. Para tal fim, o artigo centrou-se no Grupo de Teatro Comunitário ARTEATRO, que é desenvolvido na comunidade do Coroadinho, em São Luís/MA, no qual está em atividade desde 2019. A pesquisa remete-se às ações que foram propostas ao grupo, no Conselho Comunitário de Defesa Social do Polo Coroadinho. Para esse fim, a pesquisa baseia-se em minha experiência e reflexão como teatro-educador-comunitário (cuja abordagem conceitual foi elaborada e defendida no corpo do texto), reflexão essa que pensa a evolução dos jovens e adolescentes, e nota-se que o teatro cumpre um papel de transformação de realidades na vida dos participantes e como referenciação teórica, utiliza-se do conhecimento do Augusto Boal, Claudia Andrade, Domingo Adame e outros. Para mais, é uma investigação qualitativa de natureza narrativa reflexiva. Com esse artigo, conclui-se que o teatro-educador-comunitário é um mediador do desenvolvimento artístico e pessoal dos integrantes, e a arte teatral tem um papel fundamental na transformação social de jovens e adolescentes.
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