Colapso ambiental: uma conversa complicada com as juventudes

Autores

  • Marcelo Côrtes Silva UFRJ
  • Maria Jacqueline Girão Soares de Lima UFRJ
  • Natalia Tavares Rios UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8381

Resumo

Uma educação climática é direito de todas as pessoas, sobretudo de crianças e jovens desse tempo de incertezas de sobrevivência. Educar para o colapso ambiental é um dever de toda sociedade que se pretende justa e viável para todos. A escola é o lugar onde essa conversa complicada precisa acontecer, cotidiana e sistematicamente. O texto apresenta projetos desenvolvidos por professores e professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que buscam encontrar caminhos para a construção dessa educação climática a partir de seus referenciais e vivências acadêmicas. A temática da alimentação é tratada em seu viés político, ambiental e de saúde pública, com atividades desenvolvidas no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ. A temática lixo/produção/descarte de resíduos dialoga com a alimentação a partir de atividades sobre separação de resíduos gerados no lanche escolar e reflexões sobre consumo, realizadas com estudantes, no âmbito da implantação de coleta seletiva pelo Recicla CAp, e também de outras escolas públicas e privadas a partir de projetos de extensão universitária. É apresentado, também, o “Almanaque Socialista de Práticas Educativas”, um material produzido por um coletivo de pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da UFRJ. A partir dos eixos lixo/consumo, alimentação, água e territórios, o Almanaque disponibiliza atividades que podem ser realizadas em escolas, feiras e outros espaços, com bibliografia, glossário e sugestões de materiais. Esse texto é uma pequena contribuição a fim de construir possibilidades para desafios imensos e diversos que se impõem para a educação em contexto de colapso ambiental.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Colapso ambiental: uma conversa complicada com as juventudes. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 104–119, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8381. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8381. Acesso em: 5 dez. 2025.