Colapso ambiental: uma conversa complicada com as juventudes
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8381Resumo
Uma educação climática é direito de todas as pessoas, sobretudo de crianças e jovens desse tempo de incertezas de sobrevivência. Educar para o colapso ambiental é um dever de toda sociedade que se pretende justa e viável para todos. A escola é o lugar onde essa conversa complicada precisa acontecer, cotidiana e sistematicamente. O texto apresenta projetos desenvolvidos por professores e professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que buscam encontrar caminhos para a construção dessa educação climática a partir de seus referenciais e vivências acadêmicas. A temática da alimentação é tratada em seu viés político, ambiental e de saúde pública, com atividades desenvolvidas no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ. A temática lixo/produção/descarte de resíduos dialoga com a alimentação a partir de atividades sobre separação de resíduos gerados no lanche escolar e reflexões sobre consumo, realizadas com estudantes, no âmbito da implantação de coleta seletiva pelo Recicla CAp, e também de outras escolas públicas e privadas a partir de projetos de extensão universitária. É apresentado, também, o “Almanaque Socialista de Práticas Educativas”, um material produzido por um coletivo de pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da UFRJ. A partir dos eixos lixo/consumo, alimentação, água e territórios, o Almanaque disponibiliza atividades que podem ser realizadas em escolas, feiras e outros espaços, com bibliografia, glossário e sugestões de materiais. Esse texto é uma pequena contribuição a fim de construir possibilidades para desafios imensos e diversos que se impõem para a educação em contexto de colapso ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
10.18554/cimeac
