Movimentos insurgentes no educar para as relações étnico-raciais no ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8441Resumo
O presente texto tem como foco central a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito do ensino de Ciências e Biologia, tratando em específico o debate sobre o tema na formação (inicial e continuada) de professores de Ciências e o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Básica. Refletimos em três seções os seguintes pontos: a inserção da ERER em cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas; as motivações de professores pela busca de uma formação continuada em ERER, de acordo com os participantes de um curso de extensão; e o desenvolvimento de propostas de ERER que vêm sendo realizadas em articulação com os projetos de extensão “Horta Escolar” e “Mulheres Negras Fazendo Ciência” em uma escola técnica federal. Refletimos sobre a importância da inserção da ERER em cursos de formação inicial e em atividades extensionistas que se proponham a contribuir para a formação contínua de professores em atuação, bem como na elaboração e execução de atividades promotoras do letramento racial para estudantes da educação básica.
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10.18554/cimeac
