CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES DE ACORDO COM O GRAU DE DEPENDÊNCIA: UM DESAFIO PARA O ENFERMEIRO

Autores

  • Juliana da Silva Garcia Nascimento Universidade de Uberaba
  • Andrielly Silva Rufino UNIUBE- Universidade de Uberaba
  • Bruna Maria Malagoli Rocha UNIUBE- Universidade de Uberaba
  • João Pedro Resende Castro UNIUBE- Universidade de Uberaba
  • Mariana Braz Silva UNIUBE-Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

A enfermagem necessita classificar o grau de dependência dos pacientes e prever o quantitativo e o qualitativo de enfermagem. O Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) é capaz de qualificar o atendimento, classificando a necessidade do cuidado e exigindo a presença do enfermeiro na beira do leito. Objetivamos identificar e classificar os pacientes de acordo com o grau de dependência em relação à equipe de enfermagem e descrever um plano de cuidado. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva com abordagem quantitativa, desenvolvida no setor de Clínica Médica de um Hospital Geral Universitário no interior de Minas Gerais. Realizado de Agosto à Dezembro de 2013. Foram avaliados 145 pacientes, representando 698 classificações, culminando no grau de dependência semi-intensivo e em seu plano de cuidado, com 4 fases; levantamento de problemas, diagnósticos de enfermagem, prescrição e evolução. Este instrumento de gestão do cuidado possibilitará a concretização da qualidade da atenção a saúde.

Descritores: Cuidados de enfermagem. Classificação. Pacientes internados.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba

Atualmente é Enfermeira - Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba - UNIUBE ministrando as disciplinas de Gestão dos Serviços Hospitalares e Paciente Crítico e Coordenadora do estágio Hospitalar. Mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -Faculdade de Medicina de Botucatu no Curso de Pós Graduação em Enfermagem.Tem experiência na área de Enfermagem Hospitalar, em treinamento e desenvolvimento de pessoas, coordenando o serviço de Educação Permanente durante dois anos em um hospital filantrópico.Experiência em unidade de Terapia Intensiva, como enfermeira assistencial e enfermeira coordenadora (5 anos), e docência em Curso Técnico em Enfermagem durante oito anos no Centro Paula Souza. Possui especialização em UTI adulto, Licenciatura , e Administração Hospitalar.

Andrielly Silva Rufino, UNIUBE- Universidade de Uberaba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Uberaba. 

Bruna Maria Malagoli Rocha, UNIUBE- Universidade de Uberaba

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2010), Especialização em Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos à Criança e Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP-SP) (2012) e Mestrado em Ciências pelo AC Camargo Cancer Center, Centro Internacional de Pesquisa e Ensino (CIPE) (2013). Atualmente é docente do curso de Enfermagem e Medicina na Universidade de Uberaba (UNIUBE).

João Pedro Resende Castro, UNIUBE- Universidade de Uberaba

Graduando do curso de Enfermagem pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Atualmente ministra monitoria de Bases Técnicas de Enfermagem II. Já ministrou monitoria de Microbiologia e Parasitologia. É discente participante de Iniciação Científica (Agosto de 2013 à Julho de 2014) intitulado: Síndrome Metabólica e Fatores Associados

Mariana Braz Silva, UNIUBE-Universidade de Uberaba

Graduando do curso de Enfermagem pela Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Referências

REFERÊNCIAS

Gouveia MTO, Mendes MCS, Luz YPO, Silva GRF. Classificação de pacientes pediátricos em um Hospital de Ensino de Teresina. Rev. Rene. 2010; 1 (especial): 160-168.

Santos F, Rogenski NMB, Baptista CMC, Fugulin FMT. Sistema de classificacao de pacientes: proposta de complementação do instrumento de Fugulin et al. Rev. Latino Am. Enferm. 2007; 15 (5): 980-5.

Oliveira R, Laus AM. Caracterização de pacientes de unidade de internação psiquiátrica, segundo grau de dependência do cuidado de enfermagem. Rev. Escola Enfermagem USP (São Paulo). 2011; 45(5): 1164-70.

Perroca MG. Instrumento para classificação de pacientes: opinião de usuários e análise de indicadores de cuidado. Rev. Escola Enfermagem USP. 2008; 42(4): 656-664.

Fugulin FMT, Gaidzinski RR, Kurcgant P. Sistema de classificação de pacientes: identificação do perfil assistencial dos pacientes das unidades de internação do HU-USP. Rev. Latino Am. Enferm. 2005; 13(1): 72-78.

Gvozd R, Oliveira W, Jenal S et al. Grau de dependência de cuidado: pacientes internados em hospital de alta complexidade. Escola Anna Nery. 2012; 16 (4): 775-789.

Perroca MG. Desenvolvimento e validação de conteúdo da nova versão de um instrumento para classificação de pacientes. Rev. Latino-Americana Enfermagem. 2011; 19(1): 58-66.

Fugulin FMT, Santos F, Rogenski NMB, Baptista CMC. Sistema de classificacao de pacientes: proposta de complementação do instrumento de Fugulin et al. Rev. Latino Am. Enferm. 2007; 15 (5): 980-5.

Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas; 2005.

Guiradello EB, Brito AP. Nível de complexidade assistencial dos pacientes em uma unidade de internação. Rev. Bras. Enferm. 2012; 65(1): 93-6.

Carmona LMP, Évora YDM. Grau de dependência do paciente em relação à enfermagem: análise de prontuários. Rev. Latino Am. Enferm. 2003;11 (4): 469-473.

Fugulin FMT, Silva SH, Shimizu HE, Campos FPF. Implantação do sistema de classificação de pacientes na unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário de São Paulo. Rev. Médica HU-USP.1994; 4 (1-2): 63-68.

Rocha LA, Maia TF, Silva LF. Diagnóstico de enfermagem em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev. Bras. Enferm. 2006; 56(3): 321-6.

NANDA INTERNATIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: Definições e Classificações. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Sperandio DJ, Évora YDM. Planejamento da assistência de enfermagem: proposta de um software-protótipo. Rev. Latino-am. Enferm. 2005; 13(6): 937-43.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais