IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA POR PUÉRPERAS ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRÉ-NATAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/Resumo
Objetivo: identificar a percepção das puérperas sobre a importância e satisfação com o Pré-Natal; identificar as suas percepções sobre as atividades educativas; identificar os fatores que favorecem e dificultam a adesão às atividades educativas. Método: estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa com 126 puérperas internadas no Hospital de Clínicas da UFTM entre junho/agosto de 2010. As respostas foram analisadas por estatística descritiva. Resultados: A atenção das mulheres durante o Pré-Natal direcionou-se à saúde do filho. As atividades educativas foram desenvolvidas principalmente pelo enfermeiro e houve maior incentivo ao aleitamento materno. Horário de serviço e falta de interesse pessoal foram as principais dificuldades citadas em participar das atividades educativas, o interesse pessoal e atenção do profissional foram os facilitadores. Conclusão: Compreendendo-se a percepção de puérperas sobre o Pré-Natal pode-se criar subsídios para profissionais refletirem sobre sua prática e os reflexos desta na saúde da mulher e de seu concepto.
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