CAFÉ COM PROSA: DISCUTINDO E REFLETINDO A VIOLÊNCIA

Autores

  • Mariane Ribela Mariconi Universidade Federal do triângulo Mineiro
  • Grazielle Silveira tavares Paulin Universidade de Brasilia-FCE

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

RESUMO:

Este estudo objetivou avaliar as percepções de agentes comunitários de saúde-ACS, sobre a temática da violência contra idosos antes e depois de um processo de capacitação. Adotou-se a abordagem qualitativa de cunho exploratório para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e observação participante e para análise dos dados a técnica de analise de conteúdo temática. A capacitação ocorreu com 12 ACS de uma unidade básica no município de Uberaba-MG, por meio de 6 oficinas estruturadas previamente. Os resultados evidênciaram ampliação da percepcão sobre o conceito de violência, suas formas de notificação, compreendendo seu importante papel no manejo dos casos, tornando-se mais sensíveis para detectar precocemente situações prejudiciais ao idoso. Cabe ressaltar que á ampliação dos significados evidenciados no estudo contribuem para orientar condutas profissionais, ampliando as possibilidades de ação dos agentes comunitários para lidar com as relações cotidianas sustentadoras da violência contra o idoso na comunidade.

 

Biografia do Autor

Mariane Ribela Mariconi, Universidade Federal do triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional especialista em saúde publica com enfase na saúde do idoso

Grazielle Silveira tavares Paulin, Universidade de Brasilia-FCE

Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da USP, Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Social-USP. Tem Aprimoramento Profissional em Saúde Mental e Psiquiatria, pelo Hospital das Clínicas de Ribeirao Preto-HCFMRP-USP. Especialista em Tecnologia Assistiva-FCMMG. Formada em Acompanhamento Terapêutico-FIERP. Aperfeiçoamento em Gerontologia pela Universidade de Brasilia-UNB. Foi Tutora da Residência Multiprofissional na área de concentraçao de saúde do idoso e Docente na Universidade Federal do Tiângulo Mineiro-UFTM de dezembro de 2008 a marco de 2014. Atualmente e docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasilia-UNB, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, saúde coletiva, atenção primaria, políticas públicas, cuidador, gerontologi

Referências

- MOREIRA JO, ROSÁRIO AB, COSTA DB, Criminalidade juvenil no Brasil pós-moderno: algumas reflexões psicossociológicas sobre o fenômeno da violência, Revista Mal-estar e Subjetividade, 2008.

- MINAYO MCS, A inclusão da violência na agenda da saúde: trajetória histórica, Ciência & Saúde Coletiva, 2007, n.11, 1259-1267.

- FLORÊNCIO, M.V.L; FERREIRA, M. O; SÁ, L. D. A violência contra o idoso: dimensão ética e política de uma problemática em ascensão. Revista Eletrônica de Enfermagem, n 9, 847-857, 2007.

- Ministério da saúde. Estatuto do idoso, 1. ed., 2.ª reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

- Subsecretaria de Direitos Humanos, Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, V.1, Brasília: Subsecretaria de Direitos Humanos, 2005.

- SOUZA ER, MINAYO MCS, Inserção do tema violência contra a pessoa idosa nas políticas públicas de atenção à saúde no Brasil, Ciência & Saúde Coletiva, 2010, V.15,2659-2668,

- PIRES ALD, MIYAZAKIT MCOS, Maus-tratos contra crianças e adolescentes: revisão da literatura para profissionais da saúde, Arq Ciênc Saúde, 2005, vol.12, 42-95,

- KURG EG et al, Relatório mundial sobre violência e saúde, Organização Mundial da Saúde, Genebra, 2002.

- ESPINDOLA CR, BLAY SL, Prevalência de maus-tratos na terceira idade: revisão sistemática, Rev Saúde Pública 2007, V.41, 301-306.

- BRASIL, (Ministério da Saúde). Política Nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

- NUNES MO, TRAD LB, ALMEIDA BA, HOMEM CR MELO MCIC, O agente comunitário de saúde: construção da identidade desse personagem híbrido e polifônico, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, V. 18,n.6. 1639-1646, 2002.

- SOUZA JAV, FREITAS MC, QUEIROZ TA, Violência contra os idosos: análise documental, Revista Brasileira de Enfermagem, v.60, n.3, 1-8, 2008.

- WANDERBROOCKE ACNS, MORE, CLOO, Significados de violência familiar contra o idoso na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde, Ciência & Saúde Coletiva, 2012, V.17, 2095-2103.

- FRANCO 2008 PEGAR O LIVRO

- MUNARI DB, MELO TS, OLIVEIRA MB, BARBOSA CC, QUEIROZ ACCM, ARAÚJO BFM, Capacitação de agentes comunitários de saúde para o cuidado em saúde mental na atenção básica: potencializando pessoas para cuidar de pessoas, Rev Tempus Actas Saúde Colet. 2010, V.10, 115-23.

- SILVA MT, OLIVEIRA TE, JOVENTINO ES, ANDRADE DE MORAES GLA, A violência na vida cotidiana do idoso: um olhar de quem a vivencia, Revista de Enfermagem, 2008, V.10, 124-136.

- FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, RJ: Paz e Terra, 17 ed, 1987tiva, 12(5):1129-1141, 2003.

- BRASIL, (Ministério da saúde). Painel de indicadores do SUS: Prevenção de violências e cultura da Paz, Brasília, n.5, 2008.

- MINISTERIO DA SAÚDE, Unidades de saúde departamento de atenção básica distrito sanitário I, acesso em: 12/01/2014. Disponível em:http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/saude/arquivos/ubs.pdf

Downloads

Publicado

2016-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais