CONFERÊNCIA LOCAL DE SAÚDE A PARTIR DO ITINERÁRIO DE PESQUISA DE FREIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Juliano de Amorim Busana
  • Ivonete Teresinha Schulter Buss Heideman Universidade Federal de Santa Catarina
  • Águeda Lenita Pereira Wendhausen Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i1.1393

Resumo

Objetivo: relatar a experiência resultante das discussões oriunda de uma pesquisa de mestrado sobre Participação Popular em um Conselho Local de Saúde. Método: Descreve o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de cinco encontros educativos e participativos alicerçados nos Círculos de Cultura de Freire, realizados com onze conselheiros que culminou em uma Conferência Local de Saúde. São apresentados as expectativas e a avaliação dos participantes, suas reflexões sobre os resultados da pesquisa e a proposta de modificação de parte das ações de fortalecimento da Participação Popular e fomento de práticas participativas. Resultados: identificou-se novas possibilidades de atuação na área para o fortalecimento da cidadania e seu exercício consciente. Conclusão: Aponta-se as, ações de responsabilidade dos representantes envolvidos com a temática e evidencia a existência de um espaço em permanente construção de fortalecimento de estratégias de Promoção da Saúde e empoderamento.

Descritores: Participação comunitária; Estratégias; Conselhos de saúde; Promoção da Saúde.

Biografia do Autor

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisas NEPEPS (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Promoção da Saúde e Enfermagem). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail:julianobusana@hotmail.com

Ivonete Teresinha Schulter Buss Heideman, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisas NEPEPS (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: ivonete.heidemann@ufsc.br

Águeda Lenita Pereira Wendhausen, Universidade do Vale do Itajaí

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do trabalho e do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí. E-mail: aguedalenita@gmail.com

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Educação. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: danielelazza@gmail.com

Referências

Brasil. Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 28 dez 1990.

Souza AV, Krüger TR. Participação social no sus: proposições das conferências sobre o conselho local de saúde. Rev. saúde pública. 2010; 3(1):80-96.

Mielke FB, Cossetin A, Olschowsky A. O conselho local de saúde e a discussão das ações de saúde mental na estratégia saúde da família. Texto & contexto enferm. 2012; 21(2):387-94.

Franco ECD. A estratégia de saúde da família na perspectiva do usuário. Rev. Enferm UFSM. 2012; 2(1):49-58.

Freire P. Pedagogia da esperança. 15a ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 2007.

______. Educação como prática de liberdade. 26ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 2002.

Monteiro EMLM. (Re) construção de ações de educação em saúde a partir de círculos de cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife-PE [tese]. Recife (PE): Universidade Federal do Ceará; 2008.

Rumor PCF, Berns I, Heidemann ITSB, Helena L. A promoção da saúde nas práticas educativas da saúde da família. Cogitare enferm. 2010; 15(4):674-80.

Heidemann ITSB, Wosny AM, Boehs AEB. Promoção da Saúde na Atenção Básica: Investigação Temática de Paulo Freire. Ciênc. saúde coletiva. No prelo 2014.

Krüger TR, Lemke AP, Dias DN, Nunes MLA, Meggiato JR, Finger SJ, et al. A organização e a dinâmica participativa dos segmentos sociais nas conferências municipais de saúde. Emancipação. 2012; 12(1):119-130.

Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Relato de Experiência