EXPERIÊNCIAS DE ACOLHIMENTO SEGUNDO PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Renata Fabiana Pegoraro Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia
  • Ludmilla Suelen Nunes Bastos Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v6i1.1525

Resumo

Objetivos: Este artigo teve como objetivo identificar as concepções sobre o processo de acolhimento realizado em um Centro de Atenção Psicossocial segundo seus profissionais. Método: A pesquisa realizada foi qualitativa, de natureza descritiva, e fez uso de um roteiro de entrevistas, aplicado em quatro profissionais, sobre o funcionamento do CAPS e os cuidados prestados, além de observação participante. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Os participantes destacaram mudanças na forma de realizar o acolhimento a partir de mudanças na demanda do CAPS, bem como apresentaram pontos positivos e dificuldades da realização de um grupo de acolhimento. Conclusão: Destaca-se a aproximação de familiares-usuários-equipe a partir do grupo de acolhimento, pelo desenvolvimento de escuta e vínculo, bem como o funcionamento deste grupo como forma de minimizar dificuldades advindas de falhas na rede de saúde mental local.

Biografia do Autor

Renata Fabiana Pegoraro, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia pela USP - Ribeirão

Especialista em Saúde Coletiva - UFSCar

 

Ludmilla Suelen Nunes Bastos, Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

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Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais