ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E O AUTOCUIDADO EM RELAÇÃO A DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • Amina Regina Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Itayra Padilha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i1.1745

Resumo

Objetivo: conhecer as medidas de autocuidado utilizadas por estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em relação a doenças sexualmente transmissíveis. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para cuja realização foi aplicado umquestionário direcionado a alunos de todas as fases do curso de graduação em enfermagem, totalizando uma amostra de 149 estudantes. Resultados/discussão: os dados obtidos por meio dessa metodologia revelaram divergências entre o conhecimento e a ação, levando-nos a refletir que, apesar do acesso à informação, os estudantes frequentemente negligenciam a importância do autocuidado no âmbito da vida pessoal. Conclusão: a divergência entre ação e conhecimento justifica relacionar o presente estudo com as referências ao déficit do autocuidado assinaladas na teoria do autocuidado de Dorothea Orem, por cujo efeito os sujeitos do estudo não conseguem, individualmente, exercer o autocuidado de maneira eficaz e autossuficiente.

Biografia do Autor

Amina Regina Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira e mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado pela Universidade de Toronto e docente na Universidade Federal de Santa Catarina

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Artigos Originais