ATIVIDADES EDUCATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE DA MULHER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sueli Riul da Silva UFTM
  • Fernanda Coimbra Lício UFTM
  • Lívia Valentino Borges UFTM
  • Lorena Campos Mendes UFTM
  • Natália Gomes Vicente UFTM
  • Nathália Silva Gomes UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa relatar práticas educativas realizadas com mulheres, que envolveram ações de incentivo ao autocuidado em relação à prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero. Trata-se de relato de experiência baseado em atividades educativas realizadas no setor de ginecologia e obstetrícia do ambulatório de um hospital de clínicas em relação aos tipos de cânceres citados anteriormente. Foram beneficiadas aproximadamente 3.600 pessoas em 60 dias de atividades educativas, em 2010 e 2011. As participantes demostraram grande interesse sobre a temática, manifestado através da interação com os palestrantes, por meio de dúvidas, do relato de suas vivências e das respostas aos questionamentos apresentados. Apesar das mulheres não saberem do que se trata, a maioria conhecia o autoexame de mamas. Notou-se também desconhecimento da relação entre o câncer de colo de útero e o Papilomavirus Humano.

Descritores: Educação em Saúde; Saúde da Mulher; Enfermagem.

 

Biografia do Autor

Sueli Riul da Silva, UFTM

Enfermeira e obstetríz. Mestre e doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada do Departamento de Enfermagem na Área Hospitalar do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Fernanda Coimbra Lício, UFTM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM.

Lívia Valentino Borges, UFTM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM

Lorena Campos Mendes, UFTM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM

Natália Gomes Vicente, UFTM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM

Nathália Silva Gomes, UFTM

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde pela UFTM.

Referências

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional do Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. Rio de Janeiro: INCA; 2012.

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3ed. Rio de Janeiro: INCA; 2008.

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Rastreamento organizado do câncer de mama: a experiência de Curitiba e a parceria com o Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional do Câncer. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Thuler LCS, Mendonça GA. Estadiamento inicial dos casos de câncer de mama e colo do útero em mulheres brasileiras. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(11): 656-60.

Freitas Junior KS, Santos NRM, Nunes MOA, Melo GG, Ribeiro ACG, Melo AFB. Conhecimento e prática do auto-exame de mama. Rev Assoc Med Bras. 2006; 52(5): 37-41.

Montenegro SMSL, Silva EA, Silva FMC, Montenegro ZMC. O saber de mulheres sobre o autoexame das mamas em uma unidade de saúde da família na cidade de João Pessoa (PB). Ciência ET Praxis 2011; 4(7): 51-4.

Cirino FMSB, Nichiata LYI, Borges ALV. Conhecimentos, atitudes e práticas na prevenção do câncer de colo uterino e HPV em adolescentes. Esc Anna Nery. 2010; 14(1): 126-34.

Melo SCCS, Prates L, Carvalho MDB, Pelloso SM, Marcon SS. Alterações citopatológicas e fatores de risco para a ocorrência do câncer de colo uterino. Rev Gaúcha Enferm. 2009; 30(4): 602-608.

Silva JMA, Souza RC, Manzo BF, Souza SR, Pereira SM. Fatores relacionados a não continuidade da realização do exame citológico Papanicolau. Percurso Acadêmico 2011; 1(2): 238.

Guimarães JAF, Aquino PS, Pinheiro AKB, Moura JG. Pesquisa brasileira sobre prevenção do câncer de colo uterino: uma revisão integrativa. Rev Rene. 2012; 13(1): 220-30.

Bim CR, Pelloso SM, Carvalho MDB, Previdelli ITS. Diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino em mulheres do município de Guarapuava, PR, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(4): 940-6.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Relato de Experiência