PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3554

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do curso de enfermagem na produção de documentários como estratégia de aprendizagem ativa na graduação. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. A experiência aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2017. Participaram dessa atividade 36 estudantes de curso de enfermagem da instituição proponente, distribuído em sete grupos onde cada um ficou responsável pela criação de um documentário.  Resultado: Foram criados sete documentários seguindo as etapas de Preparação, Gravação, Edição e Apresentação. Durante a preparação os estudantes conheceram mais sobre a população e os serviços da realização da atividade. Na gravação foi possível a aproximação com o trabalho realizado. Na edição os estudantes utilizaram a criatividade na montagem dos vídeos. E na última, etapa, a apresentação, o produto final foi compartilhado em sala de aula com professores e a turma. Discussão: Sabe-se que a utilização de metodologias ativas de ensino auxilia na construção crítica do conhecimento, promove a reflexão frente aos conhecimentos construídos possibilitando o desenvolvimento de profissionais capazes de responder as necessidades da sociedade, mas elas também demandam uma organização sistemática e operacional, para que não sejam apenas atividades aleatórias sem nenhuma finalidade. Conclusão: O processo de criação dos documentários mostrou-se uma ferramenta valiosa de ensino-aprendizagem para os estudantes.

Descritores: Educação Superior; Ensino; Metodologia; Currículo; Aprendizagem.

Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP); Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Membro do  Grupo de Estudos Noraci Pedrosa (GENPE) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e vinculado ao CNPq. 

Mirelle dos Santos, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL)

Enfermeira. Residente em Saúde do Adulto e Idoso pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL). 

Amanda Cavalcante de Macêdo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Enfermeira. Doutora em Linguística. Mestre em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Líder do Grupo de Estudos Noraci Pedrosa (GENPE) da UNCISAL e vinculado ao CNPq. 

Vívian Mayara da Silva Barbosa, Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho de Maceió (FRM)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora da Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho de Maceió (FRM). 

Lucas Kayzan Barbosa da Silva, Faculdade Regional da Bahia na Unidade Arapiraca (UNIRB-Arapiraca).

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor da Faculdade Regional da Bahia na Unidade Arapiraca (UNIRB-Arapiraca).  

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Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Relato de Experiência