COMPLETUDE DAS CADERNETAS DE GESTANTES: REALIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Emilli Karine Marcomini Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.
  • Ana Gabriela Fernande Frank Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.
  • Natália Namie Mizuguchi Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.
  • Adalberto Ramon Valderrama Gerbasi Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.
  • Nanci Verginia Kuster de Paula Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v8i2.3578

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a completude do preenchimento das carteiras de gestante, verificando o preenchimento das informações por parte da equipe de saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo baseada em documentos de natureza quali-quantitativa, realizada em uma Maternidade do município de Umuarama-PR. Resultados: Realizou-se uma análise nos registros de perfil, antecedentes obstétricos, exame físico, consultas e exames. Os registros incompletos e/ou o não preenchimento das informações, demonstra que existem falhas na assistência oferecida e que o atendimento a gestante não está sendo integralizado. Conclusão: Evidencia-se que a carência de informações nas cadernetas de gestante interfere significativamente no desfecho final do processo gestacional e no resultado de toda assistência, sendo fundamental que os profissionais de saúde estejam em conhecimento da real situação para que possam melhorar a qualidade de atendimento ofertada.

Biografia do Autor

Emilli Karine Marcomini, Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (UNIPAR).

Ana Gabriela Fernande Frank, Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (UNIPAR).

Natália Namie Mizuguchi, Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (UNIPAR).

Adalberto Ramon Valderrama Gerbasi, Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

Graduado em Matemática (UEM); Mestre em Inovação Educativa (Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha); Doutor em Inovação Educativa (Universidade Autónoma de Barcelona). Escritor e ganhador do Prêmio Jabuti (2018), na categoria Ciências.

Nanci Verginia Kuster de Paula, Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Sede- Umuarama-PR.

Graduada em Enfermagem (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina); Coordenadora geral de enfermagem da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná e professora adjunto da Universidade Paranaense.

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Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos Originais