A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO E A NECESSIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18554/Resumo
RESUMO
A operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais exige uma articulação entre educação e saúde fundamentada em princípios constitucionais. Portanto, o objetivo foi analisar as inter-relações entre as políticas públicas de saúde e a expansão dos cursos de graduação em enfermagem no estado de Minas Gerais. Foram utilizados métodos quantitativo e qualitativo; pesquisa em banco de dados nacional; questionário para coordenadores de cursos; realização de grupos focais. Constatou-se que estão sendo oferecidos cursos matutinos, vespertinos, noturnos e de horário integral com número variável de períodos e carga horária. Há evidencias de que os cursos estão priorizando uma formação com foco na Atenção Primária; a rede básica é um cenário de ensino privilegiado por 94,2% dos cursos. Contudo, há evidência de que existe um descompasso entre o discurso teórico e a realidade, entre o ensino e o serviço, que aponta para diferentes tempos de mudança na formação e no serviço que precisam ser melhor entendidos.
Descritores: Educação; Enfermeiro; Políticas públicas; Saúde.
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