A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO E A NECESSIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Maria José Cabral Grillo UFMG
  • Kênia Lara Silva UFMG
  • Roseni Rosângela de Sena UFMG
  • Tatiana Silva Tavares UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

RESUMO

A operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais exige uma articulação entre educação e saúde fundamentada em princípios constitucionais. Portanto, o objetivo foi analisar as inter-relações entre as políticas públicas de saúde e a expansão dos cursos de graduação em enfermagem no estado de Minas Gerais. Foram utilizados métodos quantitativo e qualitativo; pesquisa em banco de dados nacional; questionário para coordenadores de cursos; realização de grupos focais. Constatou-se que estão sendo oferecidos cursos matutinos, vespertinos, noturnos e de horário integral com número variável de períodos e carga horária. Há evidencias de que os cursos estão priorizando uma formação com foco na Atenção Primária; a rede básica é um cenário de ensino privilegiado por 94,2% dos cursos. Contudo, há evidência de que existe um descompasso entre o discurso teórico e a realidade, entre o ensino e o serviço, que aponta para diferentes tempos de mudança na formação e no serviço que precisam ser melhor entendidos.

Descritores: Educação; Enfermeiro; Políticas públicas; Saúde.

 

Biografia do Autor

Maria José Cabral Grillo, UFMG

Docente da Escola de Enfermagem do UFMG, Departamento de Enfermagem Básica. Atuação junto a rede básica de saúde, supervisionando alunos em Internato Rural. Sub-Coordenadora do Cursos de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.

Kênia Lara Silva, UFMG

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Profª. Adjunto do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Roseni Rosângela de Sena, UFMG

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Profª Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tatiana Silva Tavares, UFMG

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Artigos Originais