IR ALÉM DO FAZER: OS SABERES QUE PERMEIAM O CUIDAR NA TERAPIA INTRAVENOSA NEONATAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.4212

Resumo

Objetivo: analisar os padrões do conhecimento da enfermagem na práxis da terapia intravenosa em terapia intensiva neonatal. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, que utilizou como referencial teórico os Padrões do Conhecimento da Enfermagem. Participaram do estudo 11 integrantes da Equipe de Enfermagem, de uma unidade de terapia intensiva neonatal, no sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevista individual, semiestruturada, e analisados por meio de análise de conteúdo temática. Resultados: foram definidas três categorias temáticas: “É um acesso profundo” – O saber empírico como base para um cuidado seguro; “Não tem que picar toda hora.” – O saber estético como ferramenta para o cuidado ético e pessoal; “Tem que devolver aquele nenê como um nenê!” – O saber moral e pessoal, norteando o cuidado. Conclusão: os conhecimentos éticos, estéticos e empíricos orientam a práxis do cuidado na terapia intravenosa neonatal.

Biografia do Autor

Leonardo Bigolin Jantsch, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, Av. Independência, 3751 - Vista Alegre, Palmeira das Missões - RS, 98300-000.

Doutor em Enfermagem, Especilista em Enfermagem Pediatrica e Neonatal, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões/RS, Brasil.

Camila Lopes Marafiga, Faculdade Integrada de Santa Maria. Santa Maria/RS, Brasil.

Enfermeira. Egressa da Faculdade Integrada de Santa Maria. 

Neila Santini de Souza, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Doutora em Ciências. Professora adjunta do departamento de Ciências da Saúde da UFSM/PM, Palmeira das Missões/RS, Brasil.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, Brasil.

Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Originais