EDUCAÇÃO PREVENTIVA COM DEFICIENTES AUDITIVOS: DESAFIO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Samuel Spiegelberg Zuge UFSM
  • Amanda Netto Brum FURG/RS
  • Luciana Carrion Carvalho Programa Mais Educação da Escola Estadual Reinaldo Fernando Coser

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

RESUMO

O Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas representa um marco na integração saúde-educação para os adolescentes e jovens. Este estudo tem o objetivo de relatar as ações educativas sobre a prevenção das DSTs/Aids e a promoção da saúde sexual e reprodutiva desenvolvidas em uma escola de estudantes do ensino médio e do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência auditiva. As atividades se desenvolveram por meio de dinâmicas e discussões, a partir da metodologia problematizadora. Dessas ações emergiram possibilidades para o preparo técnico e humanístico dos profissionais da saúde, para o desenvolvimento de trabalhos educativos com pessoas que têm necessidades especiais, no que diz respeito à saúde sexual. A aplicação da metodologia problematizadora no âmbito escolar proporcionou uma (re)construção do contexto em que os educandos estão inseridos, a partir de reflexões e discussões conjuntas.

Descritores: Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde; Enfermagem; Saúde do Adolescente.

 

Biografia do Autor

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Doutoranda do Programa de Pós -graduação em Enfremagem da UFRGS/RS. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermgem da Universidade Fedral de Santa Maria (UFSM/BRASIL/RS). Bolsista CAPES/DS. Estudante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS). Endereço currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2609280427499024

Samuel Spiegelberg Zuge, UFSM

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Estudante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS)

Amanda Netto Brum, FURG/RS

Advogada, Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS). Integrante do Grupo de Pesquisa do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Jurídica para a Sustentabilidade (GTJUS) da FURG

Luciana Carrion Carvalho, Programa Mais Educação da Escola Estadual Reinaldo Fernando Coser

Educadora Especial. Especialista em Educação de Surdos. Coordenadora do Programa Mais Educação da Escola Estadual Reinaldo Fernando Coser. Intérprete em LIBRAS

Referências

Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids (BR). Diretrizes para a implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Fonseca AD, Gomes VLO, Teixeira KC. Percepção de adolescente sobre orientação sexual. Esc. Anna Nery [internet]. 2010 [acesso em: 30 mai 2012]; 14(2): 330-337. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n2/16.pdf.

Figueiredo TAM, Machado VLT, Abreu MMS. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciênc. Saúde Colet. [internet]. 2010 [acesso em 1 jun 2012]; 15(2):397-402. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/csc/v15n2/v15n2a15.pdf.

França ISX, Pagliuca LMF, Baptista RS. Política de inclusão do portador de deficiência:

possibilidades e limites. Acta Paul. Enferm. [internet]. 2008 [acesso em: 30 de mai];21(1):112-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n1/pt_17.pdf.

Ministério da Educação. Censo Escolar 2012 (BR). Portaria nº1413 de 17 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União. Brasília; 2010. [acesso em 01/06/12]. Disponível em: http://www.educasensomec. inep. gov.br/basica/censo/default.asp.

Paula AR, Sodelli FG, Faria G, Gil M, Regen M, Meresman S. Pessoas com deficiência: Pesquisa sobre a sexualidade e vulnerabilidade. Temas sobre Desenvolvimento [internet]. 2010 [acesso em 1 jun 2012];17(98):51-65. Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/p ortal/artigo.asp?artigo=1816.

Bisol CA. Vulnerabilidade: HIV/Aids e pessoas portadoras de necessidades especiais. Agência de Notícias da Aids. 2008. [acesso em 21 mar 2010]. Disponível em http://www.agenciaaids.com.br/Notici as.asp?pagina=212.

Filho TRCP, Filho JCBS, Gonçalves ER, Dantas AMM, Hyppólito SB. Análise do Conhecimento sobre DSTs e Planejamento Familiar entre Deficientes Auditivos e Ouvintes de uma Escola Pública de Fortaleza. Rev.Bras.Educ.Espec. [internet]. 2010 [acesso em 2 jun 2012];16(1):137-50. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbee/v16n1/11.pdf.

Soares AHR, Moreira MCN, Monteiro LMC. Jovens portadores de deficiência: sexualidade e estigma. Ciênc. Saúde Colet. [internet]. 2008 [acesso em: 30 mai 2012];13(1):185-94. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n1/22.pdf.

Zuge SS, Padoin SMM, Brum CN, Tronco CS. A Metodologia Problematizadora na Prevenção de Acidentes em Central de Material e Esterilizaçao. Cogitare Enferm. [internet]. 2012 [acesso em 24 mai 2012]; 17(1):162-5. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ ojs2/index.php/cogitare/article/viewFile/26392/17585.

Ayres JRCM, Paiva V, França Jr I. From natural history of disease to vulnerability: changing concepts and practices in contemporary public health. In: Parker R, Sommer M, organizadores. Routledge Handbook in Global Public Health. Abingdon Oxon: Taylor and Francis; 2011. p. 98-107.

Santos KFdos, Bógus CM. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. [internet]. 2007 [acesso em 30 mai 2012];17(3):123-33. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbcdh/v17n3/12.pdf.

Brum CN, Lima MP, Carmo MLC, Zuge SS. Assistência de enfermagem: uma reflexão pautada na promoção e na educação em saúde. Rev Enferm UFPE on line. [internet]. 2010 [acesso em 24 mar 2012];4(1):429-435. Disponível em http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/32202_4138.pdf.

Pimenta RAF, Thomson Z, Melchior R. Adolescência: ações e percepção dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família. Interface – Comunic. Saúde, Educ. [internet]. 2008 [acesso em 30 mai 2012];12(25):387-400. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/icse/v12n25/a13v1225.pdf.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência