PRIMEIROS SOCORROS: INVESTIGAÇÃO DO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE

Autores

  • Bruno Aguirre UCDB - Universidade Católica Dom Bosco
  • Daniel Bueno Ricardo UCDB - Universidade Católica Dom Bosco
  • Ursulla Vilella Andrade UCDB - Universidade Católica Dom Bosco.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4778

Resumo

Introdução: Qualquer pessoa pode passar por situações de urgência e emergência, em qualquer lugar. Dessa forma, a primeira pessoa a se deparar com a cena deve ser o primeiro a prestar socorros. Objetivo: Identificar os conhecimentos adquiridos sobre primeiros socorros de professores de uma escola. Método: Estudo de caráter exploratório, quantitativo realizado com professores de uma escola municipal de Campo Grande – MS. A amostra foi composta por 43% (n=30) dos professores. Foi realizado a aplicação de um questionário após treinamento de primeiros socorros. Resultados e discussão: Quando questionados sobre os números de emergência, 43,4% (n=13) conheciam. Em relação a abertura de vias aéreas, 46,6% (n=14) responderam corretamente. Posicionamento da vítima para compressão cardíaca foi assinalado assertivamente por 53,4% (n=16). Conclusão:  Mesmo após receberem treinamentos, grande parte dos professores ainda não se demonstraram preparados a prestar assistência de urgência ou emergência. O profissional capacitado para responder esta demanda seria o enfermeiro.

Biografia do Autor

Bruno Aguirre, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

Tem experiência na área de Enfermagem, atendimento de primeiros socorros e APH. 

Daniel Bueno Ricardo, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

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Ursulla Vilella Andrade, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco.

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Especialista em Saúde Pública e Acupuntura - medicina tradicional chinesa. Atualmente é professor da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, qualidade de vida, enfermagem em saúde comunitária, doenças infecciosas e parasitárias, primeiros socorros, saúde da mulher e práticas integrativas e complementares (Acupuntura e auriculoterapia).

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Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos Originais