ISOLAMENTO SOCIAL E SOLIDÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.5930

Resumo

Objetivo: identificar as publicações sobre o isolamento social e a solidão em estudantes universitários e os fatores relacionados a essas problemáticas de saúde. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada a partir de uma busca em cinco bases de dados: Medline, PsycInfo, Science Direct, Web of Science e LILACS, a partir dos seguintes termos: Social Isolation, Loneliness e Students. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 28 artigos de diferentes nacionalidades. Resultados: Evidenciou-se que o isolamento social e a solidão em universitários estão associados a inúmeras condições negativas e comportamentos de risco à saúde. Em contrapartida, identificou-se o importante papel do apoio social e do senso de comunidade no enfrentamento da solidão. Conclusões: observa-se impactos do isolamento social e solidão na saúde dos universitários, caracterizando esses dois fenômenos como importantes problemas de saúde pública, que demandam atenção de pesquisadores e trabalhadores da saúde.

Biografia do Autor

Romario Daniel Jantara, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro graduado pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas (2018). Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (2021), onde cursou mestrado. 

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Enfermagem (2005), Especialização Multiprofissional em Saúde da Família (2007), Mestrado em Enfermagem (2011) e Doutorado em Enfermagem (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. 

Ana Cláudia Schuab Faria de Paula , Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Adrieli Jantara, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná (2017), com especialização em Metodologia da Educação no Ensino Superior (UNINTER). Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (2021).

Jarbas da Silva Ziani, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Acadêmico do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Revisão Integrativa