ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS

UMA EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6102

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros residentes na assistência de pessoas com feridas crônicas no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência de enfermeiros residentes de um Programa Multiprofissional duas Unidades Básicas de Saúde no estado do Rio Grande do Norte, no período dos meses de março de 2020 a fevereiro de 2021. Resultados: Os principais tipos de feridas crônicas atendidas durante o período dessa experiência foram: úlceras vasculogências, lesões oncológicas, lesões por pressão, ostomias e úlceras diabéticas. Como dificuldade foram identificadas a ausência de educação permanente dos profissionais e de insumos/estrutura física adequada das Unidades Básicas de Saúde. Conclusões: Deste modo, o atendimento integral, multiprofissional e centrado no sujeito, muitas vezes é limitado pelas inconsistências e fragmentações observadas na Atenção Primária à Saúde, sendo os programas de Residência uma ferramenta de formação mútua entre os profissionais-residentes, preceptores e gestores dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

José Antonio da Silva Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Especialista em Atenção Básica e em Enfermagem em Dematologia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maiara Bezerra Dantas, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Atenção Básica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Roberta Amador de Abreu, Hospital Universitário Alcides Carneiro

Especialista em Enfermagem Dermatológica. Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2023-09-26

Edição

Seção

Relato de Experiência