ESTRATÉGIAS PARA MELHORA DA COMUNICAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.6146

Resumo

Objetivo: Este estudo objetiva identificar, na literatura científica, identificar estratégias para melhorar a comunicação interprofissional na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de revisão integrativa de literatura realizada na PubMed/MEDLINE, Scopus, Lilacs, SciELO e BDENF, no período de junho e julho de 2021. De 520 artigos encontrados nas bases de dados, 16 atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Verificaram-se quatro categorias que delinearam a análise: importância do trabalho colaborativo em equipe; relevância da comunicação interprofissional; barreiras de comunicação e as estratégias para melhorar a comunicação. Conclusão: As estratégias encontradas na literatura evidenciaram pontos necessários para aperfeiçoar a qualidade da comunicação interprofissional e planejar as melhores ações para o avanço de diversas práticas seguras do/no cuidado na Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Raquel Abrahão Bonfim Castelo, Polo Fiocruz

Graduação em Odontologia, Mestrado em Saúde da Família (FIOCRUZ), Fortaleza (CE), Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-8500-6983    http://lattes.cnpq.br/1720272255665691

raquel-ab@hotmail.com

Natália Ângela Oliveira Fontenele, UniversidadeFfederal do Ceará

Graduação em enfermagem, Mestre em cuidados clínicos em enfermagem e Saúde (UECE). Doutora em enfermagem (UFC). Fortaleza (CE), Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-9312-7494    http://lattes.cnpq.br/2381815186356911

nataliaaof@hotmail.com

Guilherme Guarino de Moura Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambuco

Graduação em enfermagem, Doutor em Enfermagem pelo PPGENF/UFPI. Docente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pesqueira (PE), Brasil.

https://orcid.org/0000-0003-3283-2656    http://lattes.cnpq.br/7392865734545404

guilherme_mourasa@hotmail.com

Nelson Miguel Galindo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambuco

Graduação em enfermagem, Doutor em Enfermagem (UFC). Docente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pesqueira (PE), Brasil.

http://orcid.org/0000-0002-7003-165x     http://lattes.cnpq.br/0593074026473891

nelsongalindont@hotmail.com

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduação em enfermagem, Doutor em Enfermagem (UFC). Docente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pesqueira (PE), Brasil.

http://orcid.org/0000-0002-7003-165x     http://lattes.cnpq.br/0593074026473891

nelsongalindont@hotmail.com

Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Revisão Integrativa