FRAGILIDADES DE CONHECIMENTO DE PAIS E CUIDADORES SOBRE CONDUTAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6257

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas de fragilidades de conhecimento de pais e cuidadores sobre condutas de primeiros socorros para crianças. Métodos: revisão integrativa, com questão de pesquisa estruturada pela estratégia PICo, realizada nas fontes de dados LILACS, MEDLINE®, BDENF, CINAHL, COCHRANE e SciELO. A coleta de dados foi realizada por formulário próprio, com avaliação crítica e metodológica pelo método Critical Appraisal Stils Programme, análise e interpretação pelo método de redução de dados. Resultados: A amostra final quantificou 25 estudos, que identificou fragilidades de conhecimento relacionadas a condutas de primeiros socorros mais frequentemente com queimaduras, quedas, avulsão dentária, parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas por corpo estranho e envenenamento. Conclusão: A avaliação dessas fragilidades de conhecimento e a discussão das dúvidas impulsionam pesquisas para correlação com o perfil dos pais e permitem criar estratégias e materiais educativos que possam atender as necessidades dos pais e cuidadores.

Biografia do Autor

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira, graduada pela URCA. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS / UECE. Mestre em Enfermagem pelo Programa PMAE - URCA. Especialista em Gerontologia pela FJN. Pós-graduanda em Urgência, Emergência e UTI pelo CEPEM. Professora do Departamento de Enfermagem da URCA.  Professora orientadora da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri - LIMTRAC. Diretora do Centro de Ensino e Treinamento em Urgência e Emergência (CETUE). 

Vitória Alves de Moura, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira formada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista IC FUNCAP BPI. Voluntária do PET-Interprofissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar - (GPESAH). Membro da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (LACESAH). Membro da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC). Membro Centro acadêmico de Enfermagem Fátima Antero da Universidade Regional do Cariri (2016-2018).

Kelly Fernanda Silva Santana, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira, pela Universidade Regional do Cariri (2012). Especialista em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Vale do Acaraú (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2017). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Pós graduanda em Urgência e Emergência pela Universidade Regional do Cariri. Professora colaboradora da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA. Instrutora de Suporte Básico de Vida credenciado pelo Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH). Possui PHTLS- Prehospital Trauma Life Support pela Naemt. Área de interesse Gestão dos Serviços de Saúde, Urgência e Emergência e Segurança do Paciente. 

Adriana de Moraes Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Doutoranda em Cuidado Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - Ce. Coordenadora do Projeto de Extensão Minhas Rugas, Minha História. Membro do Grupo de Pesquisa "Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem" e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular. Atuação com ênfase nas áreas de saúde do idoso, tecnologias em saúde e saúde cardiovascular.

José Hiago Feitosa de Matos, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro, graduado pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2019). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE-URCA). Pós- graduando em Urgência e Emergência pela Universidade Regional do Cariri. Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde e Maternidade São Miguel. Coordenador do NEP- CARIRI (SAMU/CE). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular (GPESCC) - URCA. Professor colaborador da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA e da Liga Universitária de Urgência, Trauma e Emergência (UFRN-FACISA). Atuação com ênfase nas áreas de urgência e emergência; Unidade de Terapia Intensiva; simulação clínica; paciente crítico e segurança do paciente

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1989-1992),Especialização em Auditoria em Saúde Publica e Privada pela Sociedade de Ensino e Tecnologia - INET (2014- 2015)/CEQUALE. Mestrado em Patologia pelo Departamento de Patologia e Medicina legal da Universidade Federal do Ceará (1994-1996).Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999-2002). Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Coordenou o Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Ceará de 2012 a 2015. Coordenou o Curso de Graduação em Enfermagem da UECE de agosto de 2019 até agosto de 2021. É diretora na Diretoria de Formação Permanente/PROPGPq/UECE. Foi tutora de Cursos de EAD pela FIOCRUZ. Coordenou o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade na Universidade Estadual do Ceará 2008- 2009 convênio Secretaria municipal de saúde de Fortaleza e Organização Panamericana da Saúde/OPAS, Foi Diretora do Conselho de Ensino e Pesquisa da ABEN - CE Gestão (2005/2007). Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq- Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva. Avaliadora de cursos de graduação e de técnico de Enfermagem pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará e pelo INEP/MEC, respectivamente. Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará. Docente permanente nos Programas de Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde/PPCCLIS e Prgrama de Saúde Coletiva/PPSAC, ambos com orientação de alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Saúde e Enfermagem, com ênfase em gestão em saúde, gerenciamento do cuidado em enfermagem; gerência de risco; Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e gerenciamento do cuidado em saúde e Enfermagem; Mulher/ HIV/AIDS;Processo de trabalho. Regulação do acesso a saúde.

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Revisão Integrativa