ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6410

Resumo

Objetivo: Analisar a presença de fatores de risco para o câncer de próstata em homens colaboradores de uma instituição de ensino superior. Método: Estudo transversal de natureza descritiva e abordagem quantitativa que ocorreu no período de julho a agosto de 2016 numa Instituição privada de Ensino Superior localizada no município de Fortaleza, Ceará. A população foi composta por 604 colaboradores ativos, distribuídos por áreas: acadêmica, operacional e administrativa. Resultados: A maioria dos participantes afirmou já ter ouvido falar sobre a patologia e consideraram que o hábito de fumar cigarros, ingerir bebidas alcoólicas e comer alimentos gordurosos poderia aumentar as chances da ocorrência do câncer. Conclusão: Há relevância na presença de fatores de risco nos integrantes da pesquisa, principalmente no que concerne ao estilo de vida adotado por eles, onde homens desde jovens já possuem hábitos de vida não saudáveis, e a presença de histórico familiar para doença.

Biografia do Autor

William Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Segurança do Paciente e qualidade em serviços de saúde pela Faculdade Unyleya; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS); Integrante do Núcleo de Estudos em HIV/AIDS, Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao CNPq/UFPB; Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPesC) vinculado ao CNPq/UFPI; Integrante da Comissão de Colóquios - PPGENF/UFPB; Colaborador na Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica - LAECC; Atuou como: Professor do curso técnico de enfermagem do Colégio 21 Educar; Enfermeiro assistencial em Enfermaria Clínica-Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA); Enfermeiro consultor na área de gestão em saúde pela L.A. Consultoria.

Carmem Lúcia Ferreira Abreu, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira Graduada pela Faculdades Nordeste - FANOR - DeVry Brasil (2016). Especialista em Educação Permanente em saúde pela FIO CRUZ. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela UNIATENEU. Bolsista de Extensão Tecnológica da Gerência de Educação Permanente em Saúde (GEDUC) na Escola de Saúde Pública do Ceará. Participou do Intercâmbio Internacional e Interdisciplinar da Chamberlain College of Nursing em parceria com a DeVry FANOR (2014).

Larissa Rodrigues Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Bacharelanda em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí- Campus Senador Helvidio Nunes de Barros. Integrante do Gpesc (Grupo de pesquisa em Saúde Coletiva) na linha de Saúde Mental e Sono, na UFPI-CSHNB e presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica (LAECC).

Erielton Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Membro voluntário do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC), na linha: Saúde Sexual e Reprodutiva. Professor de Inglês no Projeto de Extensão: Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire. Membro da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia (LAOH).

Isabelle Cerqueira Sousa, UNICHRISTUS

Terapeuta Ocupacional (UNIFOR), Especializações em: Psicopedagogia (UFC), Desenvolvimento Neuro-psicomotor (IBRM Rio de Janeiro), NeuroAprendizagem (UNICHRISTUS), Desenvolvimento Infantil na primeira infância (UNICHRISTUS), Saúde Pública e Coletiva (UNINASSAU), MESTRADO em Educação Especial (UECE) e Doutoranda em Saúde Coletiva (UNIFOR).

Laurineide de Fátima Diniz Cavalcante, Faculdade Rodolfo Teófilo

Graduação em enfermagem bacharelado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Enfermagem Médico cirúrgica pela Universidade estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Doutora em Saúde Coletiva pela UNIFOR.

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos Originais