QUALIDADE E PADRÃO SUBJETIVO DE SONO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS HOSPITALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6639

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade e o padrão subjetivo de sono de pacientes oncológicos hospitalizados. Método: Estudo transversal, observacional com pacientes internados em hospital público. Foram coletados dados sociodemográficos, fatores que interferem no sono, qualidade e padrão subjetivo do sono por meio da Escala Visual Analógica do Sono que avalia os domínios distúrbio, efetividade e suplementação do sono. Resultados: Foram 93 pacientes, 77,4% do sexo feminino, 50,6 ± 15,6 anos e 26,4% com câncer de colo de útero. As características do sono mais afetadas foram a qualidade da latência, profundidade do sono e tempo total de sono. Os fatores iluminação (25%), distúrbios orgânicos (27%), medo e preocupação (48%) foram apontados como perturbadores do sono no hospital. Conclusão: Pacientes oncológicos hospitalizados têm qualidade e padrão subjetivo de sono ruim e os medos e as preocupações são os fatores que mais interferem.

Descritores: Sono; Oncologia; Hospitalização.

Biografia do Autor

Luana Gabrielle de França Ferreira, UFDPar

Fisioterapeuta, doutora em Ciências Médicas (UFC), mestra em Neurociências (UFRN), especialista em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), especialização em Fisioterapia Hospitalar (UESPI) e em Residência em Saúde da Família e Comunidade (UESPI). Atualmente, é professora adjunta do curso de fisioterapia da UFDPar.

Thyara Maria Stanley Vieira Lima

Fisioterapeuta, Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Hospital Universitário da UFPI, Teresina, Piauí, Brasil. 

Claudeneide Araújo Rodrigues

Fisioterapeuta, Residência Multiprofissional em Saúde da UFPI e Hospital Universitário da UFPI, Teresina, Piauí, Brasil.

Publicado

2023-09-26

Edição

Seção

Artigos Originais