CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE IDOSOS FRENTE À COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6887

Resumo

Objetivo: Identificar conhecimentos, atitudes e práticas frente à COVID-19 de idosos que vivem na comunidade. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal analítico, a população constitui-se de idosos acompanhados por uma Estratégia de Saúde da Família, os instrumentos utilizados foram: perfil sociodemográfico e o CAP (Conhecimentos, Atitudes e Práticas). Resultados: Participaram do estudo 89 idosos, com média de idade de 68,96 anos, com predominância do sexo feminino. Ao serem indagados se o contato humano ou alimentar-se de animais silvestres transmite à COVID-19, 34,8% (n=31) responderam sim, já sobre as medidas de prevenção, 97,8% (n=87) concordam ser necessário utilizar máscara para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A maioria dos idosos 85,4% (n=76) apresentaram esperança sobre o fim da pandemia. Conclusão: A maioria dos idosos conhece, tem atitudes positivas e adotam práticas de controle da transmissão da COVID-19. 

Biografia do Autor

Raphaela Alves Vilela Garcia, nstituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), Itumbiara, Goiás

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Rita de Cássia (2016), Especialização em Atenção Primária em Saúde com Ênfase em Saúde da Família e Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade UNIBF. Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trabalha como Coordenadora de Simulação Realística de Medicina, Docente e Coordenadora da Unidade de Ensino de Primeiros Socorros do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC Itumbiara). Experiência em Assistência e Gestão em Atenção Primária à Saúde, Docência no Ensino Técnico e Superior.

Gabriela Mendonça Costa Araújo, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), Itumbiara, Goiás

Graduando em medicina, no 10º período, pelo Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos na unidade de Itumbiara-Goiás.  Membro fundador (Presidente) da Liga Acadêmica de Anestesiologia (LAANE). Membro fundador (Tesouraria e Ensino e Pesquisa) da  Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade (LAMFC). Membro fundador (Vice-Presidente) da Liga Acadêmica de Pediatria (LIAPE).  Membro fundador (Financeiro) do projeto Saúde e Bem Estar do Idoso.  

Marina Aleixo Diniz Rezende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás

Professora Adjunta I do Curso de Enfermagem e Vice coordenadora do Mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás. Doutora em Ciências pela EERP-USP (2016), Mestre em Atenção à Saúde (2009) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Especialista em Docência na Educação Superior (2010) pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro . Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: Processo de Envelhecimento, Saúde do Idoso, Saúde Coletiva, Estudos Epidemiológicos, Doenças Crônicas e Letramento em Saúde. Participante do Grupo de Investigação em Promoção da Saúde e Integralidade do Cuidado (GIPIC) - PUC Goiás e do Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia (NUPEGG) da EERP-USP. Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Membro da Red de Enfermería de Salud del Adulto Mayor (RedESAM). Coordenadora do Departamento Científico da Enfermagem Gerontológica da Região Centro-Oeste.

Publicado

2023-09-11

Edição

Seção

Artigos Originais