SATISFAÇÃO DOS PACIENTES COM A ASSISTÊNCIA PRESTADA DURANTE A INTERNAÇÃO POR COVID-19

Autores

  • Isadora Malagoli Gazzoni
  • João Carlos João Carlos Alves dos Santos
  • Ângela Silveira Gagliardo Calil
  • Natália Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos Sasaki
  • Pedro Paulo de Carvalho Jericó
  • Tatiana da Silva Melo Malaquias Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Marli Carvalho Jericó

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6922

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação de pacientes hospitalizados por COVID-19 com a assistência prestada durante a internação. Método: Estudo transversal realizado numa Unidade de Terapia Intensiva e unidade respiratória para COVID-19 de um hospital de ensino do noroeste paulista. Os dados foram coletados com o apoio do instrumento Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems.  Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Participaram 100 pacientes e a satisfação geral dos pacientes foi influenciada pela equipe de enfermagem (61%), médica (62%), profissionais do hospital (49%), instalações físicas (65%), refeições (57%), enfermaria (47%), UTI (58%), orientações de alta (38%), saúde mental e emocional após alta (35%), saúde geral após alta (25%), privacidade e sigilo (36%) e comunicação com familiares (32%). A satisfação dos pacientes no período de internação foi de 65% durante a pandemia. Há necessidade de intervenções de melhorias voltados a experiência do paciente durante sua jornada no ambiente hospitalar.

Publicado

2023-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais