CARACTERIZAÇÃO DE MULHERES COM PERDA GESTACIONAL RECORRENTE ACOMPANHADAS NO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

Autores

  • Mirela Karolayne Souza de Morais Curso de Medicina, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
  • Larissa Manuela Vieira Roque Curso de Medicina - Universidade Federal da Paraíba
  • Thárcio Matheus Alves da Silva Curso de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3804-3287
  • Cristina Wide Pissetti Centro de Ciências Médicas - Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-5534-8544

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7018

Resumo

Objetivo: Obter o perfil clínico-epidemiológico de mulheres com Perda Gestacional Recorrente (PGR). Métodos: Estudo observacional, retrospectivo, com 72 pacientes com PGR atendidas no pré-natal de alto risco em hospital universitário na Paraíba, entre 2015 e 2021. Resultados: As principais características das pacientes foram a idade média de 31,5 anos, do lar (40,2%), ensino médio (55,6%), renda inferior a um salário mínimo (82,1%), pardas (52,8%) e em união estável (50%). A maioria apresentava três perdas gestacionais (75%) e gestações viáveis anteriores (70,8%). Foram identificadas como causas de PGR sinéquias (2,8%), útero septado (1,4%), trombofilia (2,8%) e insuficiência istmocervical (1,4%). Conclusões: Evidenciamos o perfil de saúde de mulheres com PGR como idade média de 31,5 anos, do lar, pardas, em união estável, com pelo menos três perdas gestacionais, gestações viáveis anteriores e etiologia não definida.

Biografia do Autor

Mirela Karolayne Souza de Morais, Curso de Medicina, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Graduanda em Medicina pela UFPB. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Ipanguaçu.

Larissa Manuela Vieira Roque, Curso de Medicina - Universidade Federal da Paraíba

curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Thárcio Matheus Alves da Silva, Curso de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Ciências da Saúde, Campus Natal.

Cristina Wide Pissetti, Centro de Ciências Médicas - Universidade Federal da Paraíba

graduação em Biomedicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, mestrado e doutorado em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora adjunta no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2024-02-20

Edição

Seção

Artigos Originais