TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i2.7293

Resumo

Objetivo: Mapear como a telessimulação vem sendo aplicada na educação em enfermagem. Método: Scoping Review, realizada em maio de 2023 conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews em 14 fontes de informação.  Utilizou-se o aplicativo Rayyan e a análise temática. Resultado: Identificaram-se 1811 estudos, destes 11 compuseram a amostra final. Elencaram-se duas categorias: tendências contemporâneas da aplicação da telessimulação no ensino em enfermagem e os benefícios e desafios da sua prática. Conclusão: Mapeou-se um predomínio da telessimulação síncrona observacional abrangendo as etapas de preparação, participação e teledebriefing, envolvendo profissionais de enfermagem, para ensinar diferentes temáticas utilizando a plataforma de videoconferência Zoom. Houve uma baixa prevalência da adoção de teorias de aprendizagem e instrumentos de avaliação. O principal benefício da telessimulação é a oportunidade de alcance de conhecimentos em locais longínquos e desafio a instabilidade da conexão da Internet.

Biografia do Autor

  • Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutoranda do programa stricto sensu em atenção à saúde.

  • João Victor Amaral Dayrell Rosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduando em enfermagem pela Universidade Federal do Tirângulo Mineiro

  • Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutorando do programa stricto sensu em atenção à saúde.

  • Brenda Alves Luzeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Enfermeira. Mestranda do programa stricto sensu em atenção à saúde.

  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG

    Profª Drª Suzel Regina Ribiero Chavaglia. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-USP. Pós-doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Coordenadora do Programa de Pós-graduação lato sensu em Urgência/Trauma. Professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM atua no Curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Residência em Urgência/Trauma e Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Atenção à Saúde. Nas áreas de organização do trabalho de enfermagem, cuidados críticos, saúde do adulto e idoso e educação em enfermagem. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI.

Publicado

2024-09-18

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 13, n. 2, 2024. DOI: 10.18554/reas.v13i2.7293. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7293. Acesso em: 16 maio. 2025.