CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE PRONTO SOCORRO: PERCEPÇÃO DE PESSOAS IDOSAS LONGEVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7423

Resumo

Objetivo: compreender a percepção de pessoas idosas longevas sobre os cuidados de enfermagem em uma unidade de pronto socorro. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida com 15 pessoas idosas que possuíam 80 anos ou mais, na UPS de um Hospital Universitário. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados através da análise temática de Minayo. Resultados: O perfil sociodemográfico demonstrou predomínio do sexo feminino, com idade entre 80 e 90 anos, viúvos, aposentados e ensino fundamental incompleto. A percepção sobre o cuidado prestado pelos profissionais de enfermagem era bom e caracterizado pela criação de vínculo, porém, a infraestrutura não atendia completamente a suas necessidades. Conclusão: Os participantes desta pesquisa possuíam uma percepção positiva em relação aos cuidados de enfermagem, o que contribuía com a melhora de seu quadro clínico e com a atenuação de seus anseios relacionados a permanência no Pronto-Socorro.

Biografia do Autor

Natalina Maria Da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira (UFSM), Especialista em Terapia Intensiva (UNIFRA) e Educação Ambiental (UFSM), Mestre em Gerontologia (UFSM).

Marina Schneider Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

Acadêmica de Enfermagem (UFSM)

Leticia de Moura, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

Acadêmica de Enfermagem (UFSM)

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

Graduada em Enfermagem (UNIJUI), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (USP), Doutora em Gerontologia Biomédica (PUC). Docente titular do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. 

Sandra Biasuz, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

Graduada em Enfermagem (UFSM), Enfermeira Especialista em Cardiologia e Preceptoria no SUS, Mestranda em Saúde e Ruralidade (UFSM). Enfermeira no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

Caroline Thaís Both , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Enfermagem (UFSM), Especialista em Gestão e Organização Pública (UFSM), Mestre em Saúde e Ruralidade (UFSM) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (UFSC).

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Artigos Originais