Facilidades e dificuldades dos cuidados paliativos em neonatologia: vivências dos enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v16i1.7950

Resumo

Objetivo: Apreender as vivências dos enfermeiros frente às facilidades e dificuldades para os cuidados paliativos em neonatologia. Método: Pesquisa qualitativa realizada com enfermeiros em unidades de terapia intensiva neonatal. Utilizou-se referencial metodológico Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram oito ideias centrais (IC), agrupadas em três temas: Vivências dos enfermeiros nos cuidados paliativos (IC1 Cuidados paliativos no fim da vida; IC2 Confrontando cuidados paliativos e medidas curativas); Facilidades para implantação dos cuidados paliativos neonatais (IC3 Conhecimento e congruência na conduta); Dificuldades da equipe para a realização dos cuidados paliativos (IC4 Importância em ofertar capacitação; IC5 Lacunas na definição de critérios; IC6 Tomada de decisão paliativista versus curativa; IC7 Comunicação de más notícias; IC8 Ambiente inadequado). Conclusão: Os enfermeiros referem divergências de conduta e a não aceitação como barreiras. No entanto, vislumbraram que a capacitação e discussões multidisciplinares e, a inclusão da família podem facilitar a implantação dos cuidados paliativos em neonatologia.

Descritores: Cuidados Paliativos; Recém-nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem Neonatal.

Biografia do Autor

  • Cintia Martins Lacerda Dantas, Universidade Estadual de Londrina -UEL

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Juliane Pagliari Araujo, Instituto Federal do Paraná -IFPR - Campus Londrina; Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade EStadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná.  

  • Carolina Mathiolli, Universidade Estadual de Londrina -UEL

    Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - UEM

  • Rosângela Aparecida Pimenta, Universidade Estadual de Londrina -UEL

    Enfermeira. Doutora. Docente da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina- UEL

  • Adriana Valongo Zani, Universidade Estadual de Londrina -UEL

    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente da Pós graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina- UEL

Publicado

2026-05-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Dantas CML, Araujo JP, Mathiolli C, Marcon SS, Pimenta RA, Zani AV. Facilidades e dificuldades dos cuidados paliativos em neonatologia: vivências dos enfermeiros. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 21º de maio de 2026 [citado 30º de maio de 2026];16(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7950