DISCURSO DE ENFERMEIROS SOBRE APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.7972

Resumo

Objetivo: Analisar os discursos dos enfermeiros de um serviço de urgência e emergência hospitalar, referente à utilização do Protocolo de Manchester. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem mista e natureza descritiva, realizada com enfermeiros atuantes na classificação de risco. A coleta de dados ocorreu através de um formulário socioeconômico e roteiro de entrevista semiestruturada, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos dados. Resultados: Identificou-se 14 ideias centrais nas expressões dos 8 enfermeiros entrevistados. São potencialidades do Sistema de Triagem de Manchester: a otimização do tempo na classificação de risco e a organização do fluxo de acordo com a prioridade clínica, impactando na espera do usuário que, geralmente, acolhe bem o protocolo. Conclusão: Percebeu-se o atendimento de usuários com queixas variadas ou não correspondentes ao perfil da instituição; falha na rede de atenção à saúde e administração de múltiplos protocolos de classificação.

Descritores: Classificação de Risco; Triagem; Enfermagem em Emergência.

Biografia do Autor

Flávia Maria Matias de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharel. Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri- URCA.

Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Núcleo de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC/URCA).

Kenya Waleria de Siqueira Coelho Lisboa, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em enfermagem em promoção da saúde pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri- URCA.

Naftale Alves dos Santos Gadelha, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Enfermeira emergencista do Hospital Regional do Cariri (HRC). Professora do Núcleo Avançado de Desenvolvimento (NAD).

Woneska Rodrigues Pinheiro, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Ciências da Saúde pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri- URCA.

Thays Lopes Lucas, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri- URCA.

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais