DISCURSO DE ENFERMEIROS SOBRE APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.7972

Resumo

Objetivo: Analisar os discursos dos enfermeiros de um serviço de urgência e emergência hospitalar, referente à utilização do Protocolo de Manchester. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem mista e natureza descritiva, realizada com enfermeiros atuantes na classificação de risco. A coleta de dados ocorreu através de um formulário socioeconômico e roteiro de entrevista semiestruturada, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos dados. Resultados: Identificou-se 14 ideias centrais nas expressões dos 8 enfermeiros entrevistados. São potencialidades do Sistema de Triagem de Manchester: a otimização do tempo na classificação de risco e a organização do fluxo de acordo com a prioridade clínica, impactando na espera do usuário que, geralmente, acolhe bem o protocolo. Conclusão: Percebeu-se o atendimento de usuários com queixas variadas ou não correspondentes ao perfil da instituição; falha na rede de atenção à saúde e administração de múltiplos protocolos de classificação.

Descritores: Classificação de Risco; Triagem; Enfermagem em Emergência.

Biografia do Autor

  • Flávia Maria Matias de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Bacharel. Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri- URCA.

  • Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Núcleo de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC/URCA).

  • Kenya Waleria de Siqueira Coelho Lisboa, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Doutora em enfermagem em promoção da saúde pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri- URCA.

  • Naftale Alves dos Santos Gadelha, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Enfermeira emergencista do Hospital Regional do Cariri (HRC). Professora do Núcleo Avançado de Desenvolvimento (NAD).

  • Woneska Rodrigues Pinheiro, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Doutora em Ciências da Saúde pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri- URCA.

  • Thays Lopes Lucas, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Graduanda de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri- URCA.

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

DISCURSO DE ENFERMEIROS SOBRE APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HOSPITALAR. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 13, n. 3, 2024. DOI: 10.18554/reas.v13i3.7972. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7972. Acesso em: 18 set. 2025.