Sobre a Revista

  SOBRE A REAS

A Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde – REAS - Journal of Nursing and Health Care é um periódico eletrônico (ISSN 2317-1154), em fluxo contínuo e trilingue (português, inglês e espanhol), vinculada ao Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e apoio da Editora UFTM, através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Foi criada em 2012 e, em cada edição, 70% são de artigos originais.

Com Qualis B1, a REAS tem como missão divulgar prioritariamente resultados de investigações científicas, além de estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência da Enfermagem que possam nortear a Atenção à Saúde das Populações na Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças, Recuperação e Reabilitação Biopsicossocial.

A revista segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, as orientações do Commitee on Publication Ethics – COPE, bem como as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. Utiliza o Digital Object Identifier (DOI®), e os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à REAS, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s). É afiliada à Associação Brasileira e Editores Científicos – ABEC e à Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem - RED Edit e indexada em importantes bases nacionais e internacionais.

Deve ser utilizada a abreviatura Rev Enferm Atenção Saúde em referências, notas de rodapé, bibliografias e notas bibliográficas.

 

Política de acesso aberto

A REAS adota o modelo de Acesso Aberto, permitindo a leitura e download, cópia e disseminação de seu conteúdo para propósitos acadêmico-cientificos.

 

Indexação da submissão

O sistema adota o Protocolo para Coleta de Metadados do Open Archives Initiative, que é um padrão emergente para proporcionar acesso com base na indexação a recursos eletrônicos de pesquisa em escala global.

  • BDENF (Base de Dados em Enfermagem)
  • CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature)
  • DOAJ (Directory of Open Access Journals)
  • EBSCO
  • Google Scholar
  • LATINDEX (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal)
  • OJS (Open Journal Systens)
  • REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
  • BVS (Biblioteca Virtual em Saúde)
  • CUIDEN (Base de dados da Fundacíon Index – España)
  • ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos)
  •  Periódicos de Minas - Miguilim (Portal de Periódicos Científicos e Tecnológicos do Estado de Minas Gerais)
  • Red Edit - RED Iberoamericana de Edición Científica em Enfermería

Propriedade intelectual

Os conteúdos publicados na REAS estão sob licença da http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos, submetidos à análise da REAS devem ser inéditos, não tendo sido apresentados ou publicados, na íntegra ou parcialmente, em outros periódicos. Devem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, segundo as normas da REAS.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados pelos pareceristas convidados ad hoc, com relação à: formatação; normas Vancouver; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito de acordo com as normas da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de palavras e páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

Assim, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, considerando os critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam, então, disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 Utiliza-se o sistema de avaliação por pares (peer review), de forma sigilosa.

Os manuscritos apresentados para publicação são de total responsabilidade dos seus autores, devendo ser acompanhados do Formulário Individual de Declarações.

Quando se tratar de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais, o autor deverá apresentar cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa seguindo as normas do CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) ou do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal).

 A Reas conta com um quadro de avaliadores externos.

 

Periodicidade

Fluxo contínuo. A publicação contínua é uma referência internacional que oferece maior visibilidade dos artigos aprovados sem a espera de agendamento para uma edição. Assim, conforme os artigos são avaliados, e aprovados por pareceristas e editores, o manuscrito passa para o processamento editorial para publicação. A Publicação é uma edição trimestral, com volume e número específicos, e recebem o e-location, além das indexações e validação do DOI. Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação conforme políticas editoriais e normas de submissão.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Conflitos de Interesse, Plágio e Ética

Com relação aos "conflitos de interesses", os autores devem declarar, por meio do sistema de submissão, a inexistência destes.

Entendem-se por "conflitos de interesses" as situações geradas pelo confronto entre os interesses públicos e privados, institucional e pessoal, influenciadas pelos interesses de uma das partes para a obtenção de vantagens, prejudicando as demais e comprometendo o interesse coletivo, em conduta antiética (incorreta e inapropriada) e imoral (concretiza em prejuízo).

Quanto às questões de "plágio", crime de violação dos direitos autorais, a REAS realiza, para todos os manuscritos aprovados, o procedimento de verificação de similaridade por meio de softwares, cujo relatório é analisado pelos editores.

Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades que vão desde a solicitação para reescrever o manuscrito, a recusa do manuscrito, a suspensão de publicar no periódico, até mesmo a comunicação de plágio ao autor e sua respectiva instituição.

Os editores, ao detectarem alto índice de similaridade, dependendo da base de dados que identificaram, solicitarão ao(s) autor(es) para reescrever a parte e citar a fonte original.

Para extenso nível de similaridade, os autores serão imediatamente comunicados, o manuscrito será recusado e a instituição de afiliação do autor será notificada.

Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades que vão desde a solicitação para reescrever o manuscrito, a recusa do manuscrito, a suspensão de publicar no periódico, até mesmo a comunicação de plágio ao autor e sua respectiva instituição.

Os editores, ao detectarem alto índice de similaridade, dependendo da base de dados que identificaram, solicitarão ao(s) autor(es) para reescrever a parte e citar a fonte original.

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) - B1