CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/Abstract
Objetivo: Verificar o conhecimento dos acadêmicos do último período do curso de enfermagem, de uma universidade pública do Paraná, sobre avaliação e tratamento de feridas. Método: Pesquisa quantitativa, com 30 acadêmicos. Dados foram coletados com auxílio de um questionário semiestruturado, em setembro de 2011, e analisados por estatística descritiva. Resultados: Apontaram pouco conhecimento dos acadêmicos sobre histórico do portador de feridas; houve maior número de respostas corretas no quesito avaliação de feridas; sobre avaliação e tratamento, os acertos variaram de 47% a 93%; na análise de figuras, para determinação da cor da pele circundante, 39,2% de acertos e em 32,5% não havia resposta; dificuldade para descrever os sinais de infecção de uma ferida, sendo que 20% confundiram com sinais de inflamação. Conclusão: Existe necessidade de aprimoramento formativo das escolas e técnico-científico dos acadêmicos sobre o tema, preparando-os para atuação no SUS, atendendo às necessidades de saúde da população.
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