ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E O AUTOCUIDADO EM RELAÇÃO A DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v5i1.1745Abstract
Objetivo: conhecer as medidas de autocuidado utilizadas por estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em relação a doenças sexualmente transmissíveis. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para cuja realização foi aplicado umquestionário direcionado a alunos de todas as fases do curso de graduação em enfermagem, totalizando uma amostra de 149 estudantes. Resultados/discussão: os dados obtidos por meio dessa metodologia revelaram divergências entre o conhecimento e a ação, levando-nos a refletir que, apesar do acesso à informação, os estudantes frequentemente negligenciam a importância do autocuidado no âmbito da vida pessoal. Conclusão: a divergência entre ação e conhecimento justifica relacionar o presente estudo com as referências ao déficit do autocuidado assinaladas na teoria do autocuidado de Dorothea Orem, por cujo efeito os sujeitos do estudo não conseguem, individualmente, exercer o autocuidado de maneira eficaz e autossuficiente.
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