LESÕES ORAIS EM IDOSOS USUÁRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.6233

Resumo

Objetivo: Mapear as evidências científicas disponíveis acerca das lesões orais mais prevalentes em idosos que fazem uso de próteses dentárias. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo na qual os estudos foram selecionados em abril de 2022, a partir de buscas nas bases Cochrane, LILACS, PubMed, Scopus e Web of Science. Incluíram-se estudos publicados de 1997 a 2021 e não houve restrição de idioma. Resultados: Foram incluídos 18 artigos, sendo dezesseis (88,9%) estudos transversais e dois (11,1%) estudos de coorte, de diferentes países. A estomatite protética foi a lesão mais prevalente nos idosos na maior parte dos achados, seguida por úlceras, queilite angular, hiperplasias e candidíase eritematosa. Conclusões: Os estudos analisados apontam uma maior ocorrência da estomatite protética em mulheres, sendo o uso de próteses removíveis mais propício a lesões. Sugere-se que outros protocolos de pesquisa sejam desenvolvidos a fim de evidenciar novos achados sobre a temática, em diferentes regiões.

Biografia do Autor

  • Júlio César Guimarães Freire, Universidade Federal da Paraíba

    Pós-graduado em Saúde Hospitalar com ênfase em Atenção à Saúde do Idoso, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar, HULW/UFPB.

    Endereço (autor correspondente): Centro de Ciências da Saúde, UFPB. Campus I - Cidade Universitária, João Pessoa-PB, CEP: 58033-455. E-mail: julio.guimaraes@academico.ufpb.br  

  • Camila do Vale Nogueira da Nóbrega , Universidade Federal da Paraíba

    Discente do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Cassiane Pereira de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

    Discente do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • José Lucas Guilherme Damasceno Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

    Discente do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Letícia Regina Marques Beserra, Universidade Federal da Paraíba

    Discente do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Maria Luiza Medeiros Gomes Miguel, Universidade Federal da Paraíba

    Discente do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Flávio Murilo Lemos Gondim, Universidade Federal da Paraíba

    Pós-graduado em Odontologia e Saúde Pública, Faculdade de Paraíso do Norte (FAPAN), Brasil.

  • Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Prótese Dentária pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Odontologia - Departamento de Odontologia Restauradora, e do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Cláudia Batista Mélo, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente do curso de Odontologia - Departamento de Clínica e Odontologia Social, e do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia, Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

LESÕES ORAIS EM IDOSOS USUÁRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i1.6233. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6233. Acesso em: 8 maio. 2025.