PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES DE ALTO RISCO ACOMPANHADAS EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Autores

  • Larissa Manuela Vieira Roque Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0009-0001-4164-3649
  • Mirela Karolayne Souza de Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Júlia Richard Gondim Bezerra Cavalcanti Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2123-5346
  • Larissa Pereira Tavares Mendes Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba
  • Cristina Wide Pissetti Centro de Ciências Médicas / Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i2.7117

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil clínico-epidemiológico de gestantes de alto risco acompanhadas em serviço de referência. Métodos: Estudo observacional, retrospectivo e quantitativo, com análise de 254 prontuários de gestantes atendidas no Pré-Natal de Alto Risco de um Hospital Universitário em 2020. Resultados: Os resultados foram de gestantes com idade média de 29 anos, pardas (62,6%), sem união estável (37,4%), da Zona da Mata (90,2%), com ensino médio (54,7%), do lar (42,9%), sobrepeso (23,2%) e obesidade (43,3%), sem abortos prévios (72,4%), multigestas, com média de 2,4 gestações e 1 patologia gestacional. As comorbidades que motivaram o encaminhamento foram Síndromes Hipertensivas da Gestação (26,4%) e Diabetes Mellitus (24,8%). Conclusões: Foi possível identifica o perfil clínico-epidemiológico da amostra estudada, em que é possível destacar como principais motivos de encaminhamento ao serviço as síndromes hipertensivas da gestação e diabetes mellitus.

Descritores: Gravidez de Alto Risco. Cuidado Pré-Natal. Perfil de Saúde.

Biografia do Autor

  • Larissa Manuela Vieira Roque, Universidade Federal da Paraíba

    Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba

  • Mirela Karolayne Souza de Morais, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda do curso de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Ipanguaçu.

  • Júlia Richard Gondim Bezerra Cavalcanti, Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda do curso de Medicina pela UFPB.  

  • Larissa Pereira Tavares Mendes, Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda do curso de Medicina pela UFPB. Curso-tecnico-profissionalizante em edificações pelo Instituto Federal da Paraíba campus Cajazeiras. 

  • Cristina Wide Pissetti, Centro de Ciências Médicas / Universidade Federal da Paraíba

    Biomédica pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, mestrado e doutorado em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Professora adjunta no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba. 

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES DE ALTO RISCO ACOMPANHADAS EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 13, n. 2, 2024. DOI: 10.18554/reas.v13i2.7117. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7117. Acesso em: 8 maio. 2025.