FOOD INTRODUCTION FOR CHILDREN BORN WITH CLEFT LIP AND PALATE

Authors

  • Jennifer Martins Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Jhennifer Galassi Bortoloci Universidade Estadual de Maringá
  • Sarah Anna dos Santos Correa Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Eduarda Vieira Soares Giron Universidade Estadual de Maringá
  • Sara Eleotério Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Ivi Ribeiro Back Universidade Estadual de Maringá
  • Marcela Demitto Furtado Universidade Estadual de Maringá
  • Roberta Tognollo Borotta Uema Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.8119

Abstract

Objective: to describe the process of introducing foods to children born with cleft lip and palate. Method: descriptive study with a qualitative approach, carried out in a Support Association for Patients with Cleft Lip and Palate. Data collection was carried out from May to July 2022, through audio-recorded interviews, later transcribed and analyzed according to Bardin's Content Analysis technique. The study was approved by the Permanent Ethics Committee on Research with Human Beings with opinion no. 4,095,950. Results: 11 mothers participated, aged between 18 and 40 years. The reports allowed the creation of two thematic categories: Food introduction: process, facilities and challenges and; Nutrition of children born with cleft lip and palate and surgical procedures. Final considerations: Diet is directly influenced by surgical procedures and, although these improve quality of life, they can have a negative impact on nutrition.

Author Biographies

Jennifer Martins Pereira , Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Neonatal. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná. https://orcid.org/0000-0001-9305-9877. http://lattes.cnpq.br/8232517025897865jennifermartins22pereira@gmail.com.

Jhennifer Galassi Bortoloci, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM, graduação em tecnologia em estética e cosmética pelo Centro Universitário de Maringá; Mestre em Enfermagem pela UEM, Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7807-8065. http://lattes.cnpq.br/7019286187564871  jhennifergbortoloci@gmail.com

Sarah Anna dos Santos Correa, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7911750326858958; https://orcid.org/0000-0002-6298-158; ra109123@uem.br

Maria Eduarda Vieira Soares Giron, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1271742962795787; https://orcid.org/0000-0003-1890-2435; ra120166@uem.br

Sara Eleotério Costa , Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Mestranda em Enfermagem pela UEM no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-8370-0220; http://lattes.cnpq.br/8037262356442440; sararighetto2@gmail.com

Ivi Ribeiro Back, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM e Nutrição pela PUCPR. Especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional e especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização GANEP. Mestre em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP. Doutora em Ciências da Saúde pela UEM, e Pós Doutora em Enfermagem pela UEM. http://lattes.cnpq.br/7542375988573939 https://orcid.org/0000-0002-7867-8343; irback2@uem.br

Marcela Demitto Furtado, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Pediátrica pelo UEL. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da UEM. Atualmente é professora do Departamento de Enfermagem (DEN) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM. Coordenadora do curso de Enfermagem UEM - gestão 2022-2024. Coordenadora adjunta do curso de enfermagem UEM - gestão 2020-2022. http://lattes.cnpq.br/8007832036059597; https://orcid.org/0000-0003-1427-4478; mdfurtado@uem.br

Roberta Tognollo Borotta Uema , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM, socorrista pela Faculdades Maringá em associação com Instituto Paranaense de Ensino, especialista em Enfermagem Neonatal pela UEL (modalidade residência) e em Terapia Intensiva Adulto (pós-graduação latu sensu). Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa no Cuidado de Enfermagem ao Indivíduo Adulto e Familiar Cuidador (GEPEINF) da Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. http://lattes.cnpq.br/5869168752371219; https://orcid.org/0000-0002-8755-334X; rtbuema2@uem.br  

Published

2025-03-13

Issue

Section

Artigos Originais