INTRODUÇÃO ALIMENTAR DE CRIANÇAS NASCIDAS COM FISSURA LABIOPALATAL

Autores

  • Jennifer Martins Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Jhennifer Galassi Bortoloci Universidade Estadual de Maringá
  • Sarah Anna dos Santos Correa Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Eduarda Vieira Soares Giron Universidade Estadual de Maringá
  • Sara Eleotério Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Ivi Ribeiro Back Universidade Estadual de Maringá
  • Marcela Demitto Furtado Universidade Estadual de Maringá
  • Roberta Tognollo Borotta Uema Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.8119

Resumo

Objetivo: descrever o processo de introdução alimentar de crianças nascidas com fissura labiopalatal. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em uma Associação de Apoio ao Fisssurado Labiopalatal. A coleta de dados foi realizada no período de maio a julho de 2022, por meio de entrevistas audiogravadas, posteriormente transcritas e analisadas seguindo a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com parecer nº 4.095.950. Resultados: participaram 11 mães, com idades entre 18 e 40 anos. Os relatos possibilitaram a criação de duas categorias temáticas: Introdução alimentar: processo, facilidades e desafios e; Alimentação da criança que nasceu com fissura labiopalatal e procedimentos cirúrgicos. Considerações Finais: A alimentação é diretamente influenciada pelos procedimentos cirúrgicos e que estes, ao mesmo tempo em que possibilitam melhora na qualidade de vida, podem evoluir com repercussões negativas no tangente à alimentação.

Biografia do Autor

Jennifer Martins Pereira, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Neonatal. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná. https://orcid.org/0000-0001-9305-9877. http://lattes.cnpq.br/8232517025897865jennifermartins22pereira@gmail.com.

Jhennifer Galassi Bortoloci, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM, graduação em tecnologia em estética e cosmética pelo Centro Universitário de Maringá; Mestre em Enfermagem pela UEM, Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7807-8065. http://lattes.cnpq.br/7019286187564871  jhennifergbortoloci@gmail.com

Sarah Anna dos Santos Correa, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7911750326858958; https://orcid.org/0000-0002-6298-158; ra109123@uem.br

Maria Eduarda Vieira Soares Giron, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1271742962795787; https://orcid.org/0000-0003-1890-2435; ra120166@uem.br

Sara Eleotério Costa , Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Mestranda em Enfermagem pela UEM no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-8370-0220; http://lattes.cnpq.br/8037262356442440; sararighetto2@gmail.com

Ivi Ribeiro Back, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM e Nutrição pela PUCPR. Especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional e especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização GANEP. Mestre em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP. Doutora em Ciências da Saúde pela UEM, e Pós Doutora em Enfermagem pela UEM. http://lattes.cnpq.br/7542375988573939 https://orcid.org/0000-0002-7867-8343; irback2@uem.br

Marcela Demitto Furtado, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Pediátrica pelo UEL. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da UEM. Atualmente é professora do Departamento de Enfermagem (DEN) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM. Coordenadora do curso de Enfermagem UEM - gestão 2022-2024. Coordenadora adjunta do curso de enfermagem UEM - gestão 2020-2022. http://lattes.cnpq.br/8007832036059597; https://orcid.org/0000-0003-1427-4478; mdfurtado@uem.br

Roberta Tognollo Borotta Uema , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM, socorrista pela Faculdades Maringá em associação com Instituto Paranaense de Ensino, especialista em Enfermagem Neonatal pela UEL (modalidade residência) e em Terapia Intensiva Adulto (pós-graduação latu sensu). Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa no Cuidado de Enfermagem ao Indivíduo Adulto e Familiar Cuidador (GEPEINF) da Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. http://lattes.cnpq.br/5869168752371219; https://orcid.org/0000-0002-8755-334X; rtbuema2@uem.br  

Publicado

2025-03-13

Edição

Seção

Artigos Originais