INTRODUCCIÓN ALIMENTARIA PARA NIÑOS NACIDOS CON LABIO/PALATAL HENDIDO

Autores/as

  • Jennifer Martins Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Jhennifer Galassi Bortoloci Universidade Estadual de Maringá
  • Sarah Anna dos Santos Correa Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Eduarda Vieira Soares Giron Universidade Estadual de Maringá
  • Sara Eleotério Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Ivi Ribeiro Back Universidade Estadual de Maringá
  • Marcela Demitto Furtado Universidade Estadual de Maringá
  • Roberta Tognollo Borotta Uema Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.8119

Resumen

Objetivo: describir el proceso de introducción de alimentos a niños nacidos con labio y paladar hendido. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado en una Asociación de Apoyo al Enfermo de Labio y Paladar Hendido. La recolección de datos se realizó de mayo a julio de 2022, a través de entrevistas grabadas en audio, posteriormente transcritas y analizadas siguiendo la técnica de Análisis de Contenido de Bardin. El estudio fue aprobado por el Comité Permanente de Ética en Investigaciones con Seres Humanos con dictamen n° 4.095.950. Resultados: Participaron 11 madres, con edades entre 18 y 40 años. Los informes permitieron crear dos categorías temáticas: Introducción de alimentos: proceso, instalaciones y desafíos y; Nutrición de niños nacidos con labio y paladar hendido y procedimientos quirúrgicos. Consideraciones finales: La dieta está directamente influenciada por los procedimientos quirúrgicos y, si bien estos permiten mejorar la calidad de vida, pueden tener repercusiones negativas en la nutrición.

Biografía del autor/a

Jennifer Martins Pereira , Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Neonatal. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná. https://orcid.org/0000-0001-9305-9877. http://lattes.cnpq.br/8232517025897865jennifermartins22pereira@gmail.com.

Jhennifer Galassi Bortoloci, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM, graduação em tecnologia em estética e cosmética pelo Centro Universitário de Maringá; Mestre em Enfermagem pela UEM, Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7807-8065. http://lattes.cnpq.br/7019286187564871  jhennifergbortoloci@gmail.com

Sarah Anna dos Santos Correa, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7911750326858958; https://orcid.org/0000-0002-6298-158; ra109123@uem.br

Maria Eduarda Vieira Soares Giron, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1271742962795787; https://orcid.org/0000-0003-1890-2435; ra120166@uem.br

Sara Eleotério Costa , Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem pela UEM. Mestranda em Enfermagem pela UEM no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-8370-0220; http://lattes.cnpq.br/8037262356442440; sararighetto2@gmail.com

Ivi Ribeiro Back, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM e Nutrição pela PUCPR. Especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional e especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização GANEP. Mestre em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP. Doutora em Ciências da Saúde pela UEM, e Pós Doutora em Enfermagem pela UEM. http://lattes.cnpq.br/7542375988573939 https://orcid.org/0000-0002-7867-8343; irback2@uem.br

Marcela Demitto Furtado, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM. Residente em Enfermagem Pediátrica pelo UEL. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da UEM. Atualmente é professora do Departamento de Enfermagem (DEN) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM. Coordenadora do curso de Enfermagem UEM - gestão 2022-2024. Coordenadora adjunta do curso de enfermagem UEM - gestão 2020-2022. http://lattes.cnpq.br/8007832036059597; https://orcid.org/0000-0003-1427-4478; mdfurtado@uem.br

Roberta Tognollo Borotta Uema , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem pela UEM, socorrista pela Faculdades Maringá em associação com Instituto Paranaense de Ensino, especialista em Enfermagem Neonatal pela UEL (modalidade residência) e em Terapia Intensiva Adulto (pós-graduação latu sensu). Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa no Cuidado de Enfermagem ao Indivíduo Adulto e Familiar Cuidador (GEPEINF) da Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. http://lattes.cnpq.br/5869168752371219; https://orcid.org/0000-0002-8755-334X; rtbuema2@uem.br  

Publicado

2025-03-13

Número

Sección

Artigos Originais