EXPERIÊNCIAS DE ACOLHIMENTO SEGUNDO PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores/as

  • Renata Fabiana Pegoraro Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia
  • Ludmilla Suelen Nunes Bastos Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v6i1.1525

Resumen

Objetivos: Este artigo teve como objetivo identificar as concepções sobre o processo de acolhimento realizado em um Centro de Atenção Psicossocial segundo seus profissionais. Método: A pesquisa realizada foi qualitativa, de natureza descritiva, e fez uso de um roteiro de entrevistas, aplicado em quatro profissionais, sobre o funcionamento do CAPS e os cuidados prestados, além de observação participante. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Os participantes destacaram mudanças na forma de realizar o acolhimento a partir de mudanças na demanda do CAPS, bem como apresentaram pontos positivos e dificuldades da realização de um grupo de acolhimento. Conclusão: Destaca-se a aproximação de familiares-usuários-equipe a partir do grupo de acolhimento, pelo desenvolvimento de escuta e vínculo, bem como o funcionamento deste grupo como forma de minimizar dificuldades advindas de falhas na rede de saúde mental local.

Biografía del autor/a

Renata Fabiana Pegoraro, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia pela USP - Ribeirão

Especialista em Saúde Coletiva - UFSCar

 

Ludmilla Suelen Nunes Bastos, Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Citas

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Publicado

2017-07-31

Número

Sección

Artigos Originais